Novas placas de denominação de ruas começam a ser instaladas em Jundiaí  

Publicada em 11/10/2023 às 17:00

Na primeira semana de outubro, teve início a instalação das novas placas toponímicas do Sistema de Sinalização e Informação Urbana de Jundiaí, que além das placas conta com painéis digitais de mensagens, diretórios temáticos e placas de identificação dos setores e bairros da cidade por cores, auxiliando as pessoas a identificarem sua localização no território. Essas peças serão instaladas ao longo do contrato, sendo priorizadas, por ora, as placas toponímicas.

O primeiro bairro contemplado foi a Ponte São João, com várias ruas ganhando as novas peças. A concessão com o consórcio All Space Shempo Imobi prevê a instalação de mais de 10 mil peças em toda a cidade sem custo para o município.

Ponte São João foi o primeiro bairro a ganhar as novas peças

O projeto, que foi encabeçado pela Unidade de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), será pela chamada “concessão onerosa”, que é uma modalidade na qual o Poder Público cede o direito de exploração de um recurso de sua propriedade, no caso as áreas livres do solo urbano, em troca de uma remuneração pré-estabelecida que será o serviço prestado.

As placas e conjuntos toponímicos são responsáveis pela identificação de logradouros públicos, podendo haver a indicação do bairro, CEP e numeração. “Essas peças seguem as tendências mais atualizadas do mercado em relação ao design e durabilidade e a custo zero para o município, o que é muito importante. O consórcio vai explorar a publicidade da placa, colocando anúncios comerciais acima delas, sem que o município pague nenhuma quantia pelo serviço”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

As primeiras ruas a ganharem as novas placas foram a Rua Lima, Rua São Pedro e Rua Professor Orlando Úngaro. Nos próximos dias, outras ruas da Ponte São João também ganharão o novo layout. Logo depois, o Jardim São Camilo será contemplado. “Através desse projeto, sem custos para o município, e com muito empenho e envolvimento de vários setores, conseguimos retomar e atualizar o  serviço, que será continuado por pelo menos 10 anos em toda a cidade”, disse a diretora do Departamento de Projetos Urbanos, Paula Siqueira.

O projeto prevê a instalação de 120 placas por mês, considerando os pedidos já existentes no município e também as novas solicitações. Serão contempladas 10.010 placas, 500 conjuntos toponímicos (peças instaladas em postes metálicos, normalmente em esquinas com os nomes das duas ruas), 40 PMVs – painéis de mensagens variáveis (relógios digitais), 05 conjuntos diretórios com mapas temáticos, 30 conjuntos de identificação setorial, seguindo as cores de identificação dos bairros e 25 conjuntos toponímicos digitais (com a publicidade digital).

“É bom a gente ter esse serviço no bairro, assim facilita a identificação das ruas, especialmente para quem não é da cidade”, lembrou o senhor Sérgio Tafarello, de 91 anos, e há 80 morador da Ponte São João.  

O projeto prevê a instalação de 120 placas por mês de um total de 10 mil

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/11/novas-placas-de-denominacao-de-ruas-comecam-a-ser-instaladas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original