Jundiaí lidera missão da Rede Brasileira de Cidades das Crianças na Espanha

Publicada em 18/10/2023 às 16:37

A sede da Prefeitura de Pontevedra, na Espanha, recebeu, hoje (18), a missão técnica da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, liderada por Jundiaí. O prefeito Luiz Fernando Machado participa da agenda internacional acompanhado do fundador Francesco Tonucci e da presidente da Associação e coordenadora da Rede Latino-Americana, Lorena Morachimo, além de representantes de algumas cidades brasileiras que integram o grupo.

Os compromissos seguem nesta quinta-feira (19).

“Desde 2017, com a criação da Política Municipal da Criança, Jundiaí tem construído um arcabouço de política públicas voltadas às infâncias. Nossa missão tem sido edificar diretrizes para orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro das crianças”, enfatiza o prefeito, que custeia todas as despesas da viagem com recursos próprios.

Prefeito Luiz Fernando Machado participa da agenda internacional acompanhado do fundador Francesco Tonucci e da presidente da Associação e coordenadora da Rede Latino-Americana, Lorena Morachimo

A proposta da missão é oferecer aos prefeitos e as prefeitas das cidades brasileiras, que aderiram à Rede, a oportunidade de vivenciar as transformações e conquistas de uma cidade que tem tomado medidas em prol da infância e de todos os cidadãos, promovendo o bem-estar das crianças e de todas as pessoas como prioridade em suas políticas públicas.

Também representaram Jundiaí, na audiência com secretários de Pontevedra, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado.

“Assim como fico entusiasmado pelos avanços que encontramos aqui, também fico muito honrado de compartilhar com meus colegas brasileiros a experiência jundiaiense. Esse trabalho de fortalecimento da nossa Rede coloca Jundiaí ainda mais em destaque internacional. Tenho certeza de que nossas iniciativas servirão de inspiração para outras localidades”, afirma Luiz Fernando.

Durante a visita ao município espanhol, a comitiva teve a oportunidade de ouvir políticos e técnicos da cidade de Pontevedera, reconhecida mundialmente por seu modelo urbanístico e por ter conseguido que nenhuma morte por acidente de trânsito ocorresse nos últimos 12 anos em suas ruas.

Comitiva teve a oportunidade de ouvir políticos e técnicos da cidade de Pontevedera

Único brasileiro

Ainda na Europa, o prefeito de Jundiaí vai representar o país em um evento internacional, no dia 20 de outubro, em Portugal. Em “La infancia en el centro de las políticas públicas – Una ciudad mejor para todos”, Luiz Fernando vai detalhar para autoridades de outros países as políticas públicas de sua gestão voltadas especialmente às crianças e os resultados disso para a economia e a população do município paulista, conhecido como “Cidade das Crianças”.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/18/jundiai-lidera-missao-da-rede-brasileira-de-cidades-das-criancas-na-espanha/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original