Campanha de Multivacinação: equipes da saúde percorrem escolas para ampliar cobertura vacinal

Publicada em 19/10/2023 às 14:00

A mãe da pequena Manuela de Oliveira, de um aninho, sabia que a filha estava com as vacinas de rotina em dia. Mesmo assim, compareceu à EMEB Professora Angela Rinaldi Bagne para que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima verificasse a carteirinha da filha. A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação 2023. Em Jundiaí, escolas municipais de Educação Infantil serão percorridas até o final do mês para aplicação de vacinas, na presença dos pais.

“Recebi o convite da creche e fiz questão de vir. Foi muito bom saber que está tudo certo e já aproveitar para ela tomar a vacina da gripe”, ressaltou a empreendedora Mariane Nogueira.

Iniciada no dia 1º de outubro, a mobilização é para atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, evitando a volta de doenças que podem deixar sequelas e até matar. Até o dia 31, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família realizam a verificação do documento dessa população e a aplicação das doses. O atendimento ocorre, durante a semana, no horário de atendimento das salas de vacinas de cada equipamento. Além das doses previstas no Calendário Nacional de Imunização, estão sendo aplicadas as vacinas contra Covid-19 e Influenza (gripe).

A campanha vai até o final do mês. Aplicação nas escolas é na presença dos pais e/ou responsáveis

“O País registra queda nas coberturas vacinais e doenças como a paralisia infantil podem voltar. É preciso mudar esse cenário pelo bem da nossa população. Jundiaí está empenhada, com a oferta dos imunizantes nos serviços de saúde e também facilitando aos pais das creches da rede municipal”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“É fundamental que todos se conscientizem para ampliarmos a quantidade de crianças e adolescentes imunizados. Novamente, a cidade adota essa estratégia, indo até as escolas de educação infantil da rede municipal, para avançar com essa campanha que visa a proteção da vida dos nossos meninos e meninas”, acrescenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

As famílias da Manuela Francisco Ferreira e da Luisa de Azevedo Alves, ambas com 3 anos, também aprovaram a ação. “Saímos daqui muito mais tranquilos em saber que a carteirinha da nossa filha está completa”, ressaltou a mãe da Manuela, a dona de casa Darriani Ferreira. “É uma ação muito boa e que facilita muito para nós. Pude tirar dúvidas e recebi orientações. A Luisa tomou todas as doses para a sua idade, só faltava a da gripe”, enfatizou a professora Jéssica Alves.

Balanço
Desde o início da ação, em 1º de outubro, Jundiaí aplicou 2.338 doses de vacinas no público alvo, sendo 833 em menores de um ano de idade, 719 em crianças de 1 a 4 anos, 228 na população de 5 a 8 anos, e 558 doses em adolescentes de 9 a 14 anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/19/campanha-de-multivacinacao-equipes-da-saude-percorrem-escolas-para-ampliar-cobertura-vacinal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original