PARLAMENTO: Uma aula-espetáculo neste sábado (21), na Biblioteca
Publicada em 19/10/2023 às 08:00Baseada no poder da oratória através de discursos históricos, acontece neste sábado (21), a partir das 15h e com entrada gratuita, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), a aula-espetáculo “Parlamento”, reunindo o professor Hidon Vital de Melo, o ator Zé Renato Forner, com direção de Marcos César Duarte.
O professor Hidon Vital de Melo, o Camaleão Albino, analisa e contextualiza discursos de importantes líderes mundiais. Getúlio Vargas em seu quarto, Marco Antônio e Brutus dirigindo-se ao povo Romano, Jesus no palanque de uma montanha são alguns dos textos escolhidos para essa edição.
O ator Zé Renato Forner interpreta as falas que mudaram a história em diferentes épocas. Através da aula-espetáculo é possível perceber a atemporalidade dos discursos, por meio da força das palavras e da construção dos discursos.
Hildon Vital de Melo
O Camaleão Albino, nascido em Jundiaí. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. É professor com mais de dez anos de experiência com diversos públicos: ensino fundamental II, ensino médio, entre outros; atua como palestrante e comunicador; é escritor, em abril de 2022 lançou o livro Anacrônicas de Jundiahy; coordena um podcast sobre filosofia e cultura geral – Parla Podcast; e também faz trabalhos como guia cultural em visitações a museus, exposições e centros culturais. Desenvolve aulas e estudos nas áreas de filosofia, história da arte, cinema, literatura contemporânea e história da cultura em geral.
Entre março e novembro de 2023 coordenou e organizou, na Biblioteca Municipal Nelson Foot, sete sessões de exibição e debate sobre filmes no projeto Novo Cineclube Consciência.
Zé Renato Forner
Foi assistente de direção (de José Possi Neto) e diretor interino do espetáculo Chopin – ou o Tormento do Ideal, com Nathalia Timberg e Clara Sverner. Cursou o CPT (Centro de Pesquisas Teatrais do diretor Antunes Filho) de 2004 a 2005.
Em Jundiaí, atuou nos espetáculos Maria e os Pacotes (Vencedor do Festival de Monólogos de 2006), O Testemunho, Plínio no Sofá, Raul, Trio Dramático, O Sonho de Um Homem Ridículo, entre outros. Seu último espetáculo na cidade foi “Quando as Máquinas Param” em 2019.
Dirigiu Estocolmo, A casa das Armas Brancas, e participou do Tributo à Raul Seixas, no projeto Música & História da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
A Biblioteca está localizada na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens – dentro do Complexo Argos. O horário de funcionamento da BNF aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o funcionamento é das 9h Às 21h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original