População se surpreende com ações do Qualidade de Vida nos Terminais

Publicada em 21/10/2023 às 15:16

Quem passou pelo Terminal Vila Arens neste sábado (21) se surpreendeu com as ações realizadas pelo programa Qualidade de Vida nos Terminais, uma parceria entre as Unidades de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) e Promoção da Saúde (UGPS). Vacinação, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, atividades para movimentar o corpo, e ainda pipoca e balões distribuídos pelo Sindicato dos Rodoviários de Jundiaí e Região.

A imagem mostra uma enfermeira colocando sementes na orelha esquerda de um menino para realizar a auriculoterapia, uma das atividades do Qualidade de Vida nos Terminais.
Auriculoterapia foi uma das atividades realizadas de graça durante o programa

O ônibus da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul também chamou a atenção de quem estava no terminal. Foi o caso da auxiliar de limpeza Ivona dos Santos da Silva, que mora em Jundiaí há quatro anos, vinda de Salvador. “Gostei demais dessas atividades de graça. Cuidei da minha saúde, e me surpreendi com esse ônibus. Me encantou, porque nunca havia visto um assim antes. Adoro morar em Jundiaí. A cidade é ótima e as pessoas são educadas e acolhedoras.”

Tereza Rosa Alves, dona de casa, de 69 anos, também aprovou as ações. “Aproveitei para verificar como estava a minha pressão, pois, tenho diabete e pressão é meio desregulada. Hoje está ótima. Fiquei feliz.”

A auxiliar administrativo Karen Expedita Honório Fernandes contou que não tem tempo durante a semana para levar a filha Rebeca, de seis meses, para vacinar, então, foi o momento de colocar a vacinação dela em dia. “Fiquei muito feliz e agradeço por essa oportunidade. Trouxe a Rebeca e meu outro filho Henrique para que pudessem participar das ações.”

A imagem mostra várias pessoas na plataforma do Terminal Vila Arens, um ônibus rosa e azul, no Qualidade de Vida nos Terminais.
Ação integrada oferece diversidade de atividades em prol da população

O Qualidade de Vida nos Terminais está na quarta edição, e tem se tornado um programa reconhecido pelos usuários do transporte coletivo municipal.

A imagem mostra o mascote da UGMT, Vaguinho, com uma mulher, um menino e uma bebê no carrinho. A família aproveitou as ações do Qualidade de Vida nos Terminais, na Vila Arens.
Karen, com o mascote Vaguinho, e os pequenos Henrique e Rebeca

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, comentou que o município conta com serviços para entregar qualidade de vida para as pessoas, com 35 unidades básicas de saúde (UBSs) e o Hospital São Vicente, e que a integração das unidades gestoras reforçam o trabalho de prevenção de doenças, para que as pessoas sigam atentas com a saúde. “O prefeito Luiz Fernando Machado sempre me fala: – o que é essencial para que as pessoas tenham qualidade de vida? Tem que ter saúde. – E com esse programa a gente mostra que é possível cuidar da saúde física e mental, porque, nesse caso, as pessoas estão em mobilidade, às vezes, não têm tempo, e aqui conseguem participar das ações que envolvem exames, atividades físicas e a auriculoterapia.”

“A intenção é levar e ampliar o acolhimento com os serviços públicos a todas as pessoas. Os terminais têm bastante movimento e o dia todo, por isso, é uma oportunidade para diversas pessoas que estão indo para o trabalho ou voltando para casa”, afirmou o gestor interino de Mobilidade e Transporte, Leslie Litano Tealdi, que também ressaltou que a gestão municipal vem realizando um trabalho para que as pessoas possam ocupar com qualidade espaços públicos.

A apoiadora institucional do departamento de Atenção Básica da UGPS, Gleice Luiza, explicou que além de reforçar o acesso aos serviços de saúde, o programa acaba se tornando um meio de divulgação dos atendimentos nas unidades de saúde que compõe a Atenção Básica. “Assim como outras ações que a Prefeitura realiza para que a equipe de saúde possa chegar em diferentes pontos da cidade, os terminais também são locais estratégicos. As práticas integrativas, como por exemplo, a auriculoterapia, são ofertadas pela rede de saúde, e hoje, muitos cidadãos que passaram pelo local tiveram a oportunidade de conhecer esta prática, que já é aplicada em muitas Unidades de Saúde de Jundiaí.”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/21/populacao-se-surpreende-com-acoes-do-qualidade-de-vida-nos-terminais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original