Miss Pérola Negra: 22 candidatas se classificam à final do concurso

Publicada em 22/10/2023 às 07:30

Na noite deste sábado (21), foi realizada, no Clube 28 de Setembro, a eliminatória do concurso Miss Pérola Negra 2023, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Das 30 candidatas que participaram da seletiva, 22 se classificaram para a grande final que acontecerá na próxima quarta-feira (25), às 19h, no Teatro Polytheama. Foram analisados quesitos como desenvoltura, atuação em ações sociais, dicção e elocução.

“Uma atividade que começa dentro desta casa, que é o Clube 28 de Setembro, que é Patrimônio Imaterial da cidade, e em um concurso que é retomado depois de 10 anos, é muito gratificante”, disse o gestor de Cultura em exercício, William Paixão.

Miss Pérola Negra: 22 candidatas se classificam à final do concurso

O objetivo do concurso é valorizar a diversidade étnica e sociocultural, bem como divulgar a cultura e a estética afro-brasileira, evidenciando a beleza das candidatas. A proposta visa fomentar também a potencialidade e o empoderamento da mulher preta e dar visibilidade à candidata eleita Miss Pérola Negra, nas ações socioculturais, desenvolvidas no município. A eleita receberá também a premiação no valor de R$ 6 mil.

“O Miss Pérola Negra é um concurso muito importante para demonstrar a beleza da mulher preta em todas as vertentes”, lembrou Isabela Galdino, membro do coletivo #PRETAeu.

As candidatas participantes estão sendo orientadas e ensaiadas pelo #PRETAeu, um coletivo de mulheres negras, nascido em 2016 em uma garagem no centro de Jundiaí, com o intuito de empoderar mulheres negras e afrodescendentes através do conhecimento, economia criativa e engajamento social, fomentando representatividade e visibilidade.

A pequena Sophia Vieira Galdino, de 7 anos, e a mãe, Priscila Galdino, prestigiaram o evento. “Já participei de um concurso de crianças de turbante. E um dia quero participar desse concurso também”, disse a pequena Sophia.

Neste sábado, além da eliminatória, o público também contou com as apresentações culturais programadas do Coral Afro Griô e DJ Joker.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/22/miss-perola-negra-22-candidatas-se-classificam-a-final-do-concurso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original