Prefeito de Jundiaí participa de conferência em Portugal para discutir medidas em prol da infância

Publicada em 22/10/2023 às 08:00

Na sexta-feira (20), foi realizada no município de Valongo, em Portugal, a conferência “A Criança no Centro das Políticas Públicas – Uma cidade melhor para todos”. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, representou o país no papel de autoridade da cidade sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças.

O encontro internacional fez parte das atividades da Semana Europeia da Democracia Local 2023, evento que buscou incentivar estratégias para promover o envolvimento de cidadãos com o poder local. A conferência contou com a presença do psicopedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador do projeto, e foi realizada no Fórum Cultural de Ermesinde.

A cidade de Jundiaí participa desde 2018 da Rede Mundial Cidade das Crianças e foi escolhida como a sede da Rede Brasileira em março deste ano por seu papel como referência em políticas públicas para a infância no Brasil. A rede mundial é composta atualmente por municípios de 15 países do mundo.

Prefeito Luiz Fernando Machado representou o Brasil em Fórum, na cidade de Valongo

De acordo com o prefeito de Jundiaí, “é uma honra participar da conferência e representar a Rede Brasileira em Valongo. Estamos colhendo os frutos de um projeto criado com muito amor para garantir o futuro de nossas crianças e de nossa cidade”.

O programa em Jundiaí é focado em oito eixos: Direito de brincar, Garantia de Autonomia, Promover a participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional. A cidade aplica esses princípios em seu Plano Diretor e em seu Plano Municipal da Primeira Infância com a filosofia de que investir na criança é investir no futuro, assegurando uma população mais produtiva e saudável.

Com a participação no evento em Valongo, a Prefeitura de Jundiaí demonstrou sua expertise quando se trata da valorização da infância, trocando experiência com autoridades competentes e colocando a cidade em um papel de destaque internacional.

“O diálogo com líderes participantes da Rede Mundial Cidade das Crianças é de extrema importância para continuarmos com este projeto da melhor forma possível, compartilhando nossas experiências e aprendendo com o sucesso de outros países na implementação de políticas para a infância”, afirma o prefeito Luiz Fernando.

Encontro fez parte de Encontro Cultural

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/22/prefeito-de-jundiai-participa-de-conferencia-em-portugal-para-discutir-medidas-em-prol-da-infancia/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original