Quatro padarias de Jundiaí estão no Guia Turístico das melhores do Estado

Publicada em 22/10/2023 às 08:00

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas. Quatro padarias de Jundiaí estão no Guia, que foi feito em uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), e contou com o apoio da Prefeitura de Jundiaí.

“É muito importante esse reconhecimento do Estado. Além da coxinha de queijo, que se tornou patrimônio imaterial da cidade, as padarias de Jundiaí são parte da história, gastronomia e turismo. E esse Guia ajuda a fomentar nosso turismo gastronômico que tem se destacado cada vez mais no município. É o que temos feito também por meio de nossas diversas rotas turísticas”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

As padarias citadas no Guia são a Padaria Nossa Senhora Aparecida, no Anhangabaú, Espaço Schiavi, na Chácara Urbana, a Panificadora Keli, no Centro, e a Padaria Nova Jarinu, na Vila Hortolândia. “A partir deste prêmio, está se criando um selo para colocar nas padarias. E, até o final do ano, deve ser publicada uma 2ª edição. Nós queremos impulsionar o segmento, tanto que em março do ano que vem faremos um grande evento no Parque da Uva sobre panificação”, lembrou o presidente da Associação dos Panificadores de Jundiaí e Região e proprietário da Panificadora Keli, Adriano Santos Pereira. A padaria, que foi aberta há 40 anos. Hoje, o carro-chefe da padaria é o buffet de café, além dos pães.

Na Padaria Nossa Senhora Aparecida, que funciona desde 1969, e está sob a batuta da família Carbone Ayres desde 1984, no bairro do Anhangabaú. No cardápio, brilham o pão francês (no forno à lenha) e os salgados. “A coxinha e o pastelzinho são os produtos mais pedidos. O reconhecimento nesse Guia é muito bacana, porque para estar nele eram necessários aspectos que remetem à tradição. E conosco já são quase 40 anos”, disse o proprietário da padaria, José Carbone Ayres.

Na Padaria Nova Jarinu, as atrações principais são os sanduíches. “O lanche de pernil e o de linguiça são os mais queridos pelo público. Ficamos felizes, pois o Guia é uma forma de valorizar a padaria tradicional e o interior do Estado”, disse o proprietário Edison Guilherme Sibinelli. Já no Espaço Schiavi, no mercado desde 1983, o forte do portfólio é a rosticeria. Cláudio Schiavi, italiano erradicado no Brasil, comanda a padaria que tem no cardápio de domingo, pratos como a Polenta e Osei, Casoncei a Bergamasca e a deliciosa Polenta Taragna feita de fubá italiano.

Atualmente, Jundiaí tem cerca de 100 padarias, com cerca de 2.000 empregos diretos. “O Paulista tem tradição em frequentar Padarias e Jundiaí não poderia ser diferente. É um orgulho para a cidade fazer parte deste Guia”, reforçou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. O Guia pode ser conferido neste link: https://www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias.

Adriano Santos Pereira, da Panificadora Keli, e presidente da Associação dos Panificadores de Jundiaí e Região

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/22/quatro-padarias-de-jundiai-estao-no-guia-turistico-das-melhores-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original