Outubro Rosa: evento na UBS Sarapiranga teve orientação e confecção de kokedama

Publicada em 23/10/2023 às 17:06

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarapiranga reuniu usuárias do serviço, na última sexta-feira (20), para uma tarde de conscientização sobre a importância do cuidado integral. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, campanha que anualmente alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A atividade foi iniciada com uma palestra, ministrada pela enfermeira da UBS Andrea Alves dos Santos, para esclarecer dúvidas sobre a mamografia, o papanicolau e as consultas de rotina. Na sequência, as participantes aprenderam, com a assistente social do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) Denise Nóbrega, a montar kokedamas, técnica japonesa que envolve a planta dentro de uma esfera formada por musgos, substratos e argila, e que embeleza e encanta o ambiente.

As participantes foram conscientizadas sobre os exames preventivos

“A partir de várias ações realizadas ao longo do mês, estamos atuando na educação em saúde, alertando sobre a importância dos exames preventivos e das visitas anuais ao ginecologista para termos mais resolutividade nos atendimentos. Além disso, estamos integrando nossas usuárias e mostrando que a UBS não é o local que só trata a doença, mas previne e promove a saúde de maneira integral”, enfatizou a gerente do equipamento Andréia Pinto de Souza.

A babá Maria das Graças Ferraz aproveitou o dia de folga para participar. “É muito bom cuidar da gente. Quando estamos em casa, ficamos muito presas aos serviços domésticos. Orientação nunca é demais e foi muito bom o que abordaram”, frisou.

A aposentada Nilza Lemos, de 65 anos, também aprovou a ação. “Meus exames estão todos prontos, mas gostei dos esclarecimentos que recebi. Poder mexer com a terra também me fez muito bem. Eu já tinha ouvido falar das kokedamas, mas não sabia como eram feitas. Eu adorei”, contou.

Todas voltaram para casa com lindas kokedamas

Programação
Em Jundiaí, até o final do mês, as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família realizam atividades especiais para marcar o Outubro Rosa. A programação pode ser conferida em cada equipamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/23/outubro-rosa-evento-na-ubs-sarapiranga-teve-orientacao-e-confeccao-de-kokedama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original