Confira o Abre e Fecha do Feriado de Finados

Publicada em 30/10/2023 às 15:32

Por conta do feriado Dia de Finados, comemorado na próxima quinta-feira (02), os equipamentos públicos do Município podem ter seus horários de funcionamento alterados neste período.

Paço Municipal
O Paço permanece fechado entre quarta-feira (01) e domingo (05) reabrindo na segunda-feira (06), às 8h.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil encerram o expediente nesta terça-feira (31) e reabrem na segunda-feira (6). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de adulto e criança. O PA Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) opera diariamente, das 7h às 22h (com fechamento dos portões às 21h), para o cuidado de adultos e de crianças. Já a UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atende diariamente, 24h, demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

A vacinação vai até terça (31) nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, conforme o horário de cada sala de vacina. O serviço será retomado na segunda-feira (6).

Educação

As unidades escolares e o setor administrativo da Unidade de Gestão de Educação (UGE) no Complexo Argos permanecem fechados de quarta (01) a domingo (05) e reabrem na segunda-feira (06).

Mobilidade e Transporte

Transporte Coletivo

Durante a quarta-feira (01) e sexta (03), todas as linhas seguem tabela horária normal, exceto a linha que atende o Paço Municipal, que vai circular com horários especiais, por não haver expediente. Já na quinta-feira (02), o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) vai operar com os horários de domingos e feriados.

As informações das linhas e horários estão disponíveis no site do SITU e, para acompanhar os itinerários e ônibus em tempo real, basta baixar e acessar o app Cittamobi (para celulares).

Trânsito

Para proporcionar organização e segurança, os agentes de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), farão a sinalização e o monitoramento nas regiões de todos cemitérios.

Interdições

Cemitério Nossa Senhora do Desterro – Será interditada a Av. Henrique Andrés nos dias 01 e 02, das 07h às 17h, entre as Ruas Anchieta e Campos Salles. Para o motorista que estiver transitando vindo da Av. Antônio Segre, o desvio alternativo será acessar à direita na Rua Anchieta, à esquerda na Rua Domingos Bisogni, à esquerda na Rua Prof.º Luiz Rosa, à direta retornando na Av. Henrique Andrés.

Para o motorista que estiver transitando na Av. Henrique Andrés sentido Rua Anchieta, o desvio alternativo será acessar à esquerda na Rua Campos Salles, à direita na Rua Ulysses Jorge Martinho, à direita na Rua São Vicente de Paulo, seguir em frente na Rua Prof.º Luiz Rosa, à esquerda na Rua Cajuru e à esquerda na Rua Anchieta.

Cemitério Nossa Senhora do Montenegro – a Av. Dr. Nelson Villaça será interdita nos dias 01 e 02, das 07h às 17h, entre as Ruas Leme e Embu.

Para o motorista que estiver transitando Av. Dr. Nelson Villaça sentido bairro, o desvio alternativo será pegar a Rua que dá acesso a Praça MMDC, pegar a terceira saída para a Rua Embu, retornando para a Av. Dr. Nelson Villaça.

Já para o motorista que estiver transitando na Av. Dr. Nelson Villaça sentido centro, o desvio alternativo será acessar à esquerda na Rua Embu, à direita na Praça MMDC e pegar a primeira saída à direita, acessando a Av. Dr. Nelson Villaça.

O telefone para contatar as equipes de Trânsito é (11) 4521-2594.

Feiras livres funcionarão normalmente durante o dia

DAE 
A DAE Jundiaí informa que a sede administrativa e os Postos de Atendimento da Vila Hortolândia, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves não terão expediente nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 1, 2 e 3 de novembro), em função do Dia de Finados. Já o Poupatempo estará aberto na quarta e na sexta-feira (dias 1 e 3), das 9h às 17h, e no sábado (4), das 9h às 13h.

Em caso de emergência, a Central de Relacionamento da DAE está à disposição pelo telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas no site da empresa (https://daejundiai.com.br/).

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), para o atendimento à população em situação de rua, fica aberto até terça-feira (31), às 17h, retomando o atendimento normal na segunda-feira (06).

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú – Portão 3 – anexo Parque da Uva) permanecerá fechado de quarta (01) até domingo (05). As atividades serão retomadas na segunda-feira (06), às 8h.

Serviço Funerário
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos e visitas. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Mais informações sobre o dia de Finados nos Cemitérios Municipais podem ser acessadas por este link: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/27/finados-horarios-das-missas-funcionamento-dos-cemiterios-e-interdicoes-para-o-feriado/

Feiras e varejões
O varejão noturno da Argos, nesta quinta-feira (02), não será realizado devido ao feriado. As demais feiras livres e varejões diurnos funcionarão normalmente. Os detalhes, endereços e horários podem ser consultados no site.

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Parques e complexos esportivos

O Parque da Cidade estará aberto todos os dias, das 6h30 às 18 horas, com entrada permitida até às 17h.

O Mundo das Crianças também vai funcionar durante todo o feriado, das 7h às 17h, com entrada até às 16h. Para visitar nos dias 2, 3, 4 e 5 é necessário agendamento prévio pelo site https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

Jardim Botânico de Jundiaí estará aberto para atendimento ao público

O Jardim Botânico; os parques Botânico Eloy Chaves, Ângelo Costa (Engordadouro) e Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago); as Praças Família Jundiaí & Espaço PET da Nove de Julho, Vila Rami e Ponte São João; e os bosques Onofre Canedo (Almerinda Chaves) e do Jardim Copacabana permanecem abertos das 7h às 17h durante o período. Parque Corrupira estará fechado até sexta-feira (03) e abrirá sábado (04) e domingo (05).

Já os complexos esportivos terão adequação nos horários. Na quarta-feira (01) funcionamento em horário especial (Bolão: das 6h às 18h e os demais espaços esportivos estarão abertos das 8h às 18h). Na quinta-feira (2), feriado de Finados, todos os espaços esportivos estarão fechados.

Nos demais dias, o funcionamento segue o horário normal de cada serviço.

Cultura
O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) permanece fechado ao público durante o período, realizando o atendimento somente para grupos que já agendaram atividades no local. Os demais equipamentos culturais terão os seguintes horários de funcionamento:

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos): aberta na quarta (01), quinta (02), sexta (03) e sábado (04), das 10h às 17h. A Biblioteca fica fechada no domingo (05) e reabre na segunda-feira (06), às 9h.

Já a Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens) fica aberta na quarta (01), quinta (02), sexta (03), sábado (04) e domingo (05), das 9h às 13h. Na segunda (06), o local fica fechado para manutenção semanal, e reabre na terça-feira (07), às 9h.

Já a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro) e o Museu dos Ferroviários (avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa) ficam abertos na quarta (01), quinta (02), sexta (03), sábado (04) e domingo (05), das 10h às 17h. Ambos ficam fechados na segunda (06) para manutenção semanal e reabrem na terça-feira (07), às 10h.

A bilheteria do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) fica aberta todos os dias neste período: das 10h às 17h, para a venda de ingressos para espetáculos em geral; das 17h até o horário de início do espetáculo da noite, somente para a venda de ingressos do respectivo espetáculo.

Já o Espaço Expressa e a Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) ficam abertos neste período para visitação externa, todos os dias, das 10 às 17h.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro) e seus jardins permanecem fechados neste período.

Confira no site da Cultura a Agenda Cultural completa para o período.

Fábrica das Infâncias Japy, Pinacoteca Municipal, Teatro Polytheama e Museu dos Ferroviários (foto) ficam abertos durante o período, com programação

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado na quinta (02) e na sexta-feira (03), reabrindo na segunda-feira (06), a partir das 8h.

Procon
O Procon Jundiaí também permanece fechado durante o período, retomando o atendimento na segunda-feira (06), de maneira remota, pelo site consumidor.gov.br ou por meio de formulário on-line, ou de modo presencial mediante agendamento prévio. Mais informações sobre as formas de agendamento podem ser obtidas no site do Procon Jundiaí, na aba Formas de Atendimento.

Iprejun

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) encerra o expediente nesta terça-feira (31), às 17h, e retoma o atendimento na segunda-feira (06), às 8h.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/30/confira-o-abre-e-fecha-do-feriado-de-finados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original