Tipos de câncer serão trabalhados de maneira integrada e intergeracional

Publicada em 31/10/2023 às 16:35

A sistemática de alerta e conscientização desencadeada neste mês de outubro, em decorrência do Outubro Rosa, pela Prefeitura de Jundiaí, de maneira integrada e multiplataforma, ampliará as iniciativas nos próximos meses, para que os demais tipos de câncer sejam trabalhados no mesmo formato, com a conscientização e busca pelo atendimento precoce.

“Tivemos grande impacto no trabalho de conscientização sobre o câncer de mama neste ano. Resultado de ações integradas entre vários setores municipais, desde a ponta, com o contato direto com o usuário, até outros departamentos, como a Comunicação. Com os bons resultados, nosso objetivo é utilizar o mesmo formato, de maneira intergeracional, tratar dos demais tipos de câncer, que também são expressivos e resultam no impacto da qualidade de vida de população”, comenta a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins.

Segundo dados da Diretoria de Atenção Básica da UGPS, neste mês foram agendadas 50% mais mamografias que em períodos anteriores. O exame é o principal canal para a detecção precoce do câncer de mama e possibilita maiores chances de cura. Agora, a intenção é ampliar para o câncer de próstata, de intestino, pulmão, entre outros. “O câncer tem causas evitáveis, por isso, é essencial que todos façam as ações de prevenção, com alimentação saudável e exercícios físicos”, explica a médica e referência técnica em Saúde da Mulher, Erika Pimenta.

Para a coordenadora da FTVTEC, Mônica Gropelo, os avanços nas discussões dos fluxos de atendimento já garantiram mudança significativa para as pacientes. “A imersão na temática fez com que todos os setores tivessem a visão macro e pormenorizada de cada processo que engloba o tratamento. Conseguir sensibilizar, conscientizar e oportunizar o tratamento faz de Jundiaí uma cidade de referência”, ressalta.

Apoio

Ainda como resultado das iniciativas desencadeadas, o grupo de WhatsAPP, Laço de Amor, criado entre as mulheres em atendimento contra o câncer de mama e os diversos setores que englobam o cuidado, criam uma espécie de rede de apoio para quem está passando pelo tratamento. A intenção é realizar encontros presenciais, com atividades específicas, de maneira descentralizada.

O Ambulatório de Saúde da Mulher, para marcar o mês, recebeu a pintura de asas, feitas pelo artista Jensen Silva, como forma de, marcar a importância do tratamento.

Também participam da reunião a gerente do Ambulatório de Saúde da Mulher, Micaela Vieira Hadida, coordenadora municipal da rede Ambulatorial, Mariela Bessi, a diretora de Atenção Básica da UGPS Ana Paula Rosa, diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Evangelista, a diretora de Comunicação da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Luciana Muller e o gestor da UGPS Tiago Texera.

Encontros multiplataforma detalharam os fluxos definidos para o atendimento

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/31/tipos-de-cancer-serao-trabalhados-de-maneira-integrada-e-intergeracional/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original