VISAM reforça orientações de prevenção à dengue em cemitérios

Publicada em 01/11/2023 às 08:00

Com o feriado do Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – reforça as orientações para evitar criadouros do mosquito da dengue e também das arboviroses chikungunya e a zika, nos cemitérios da cidade.

“Os cemitérios são considerados pontos estratégicos e, permanentemente, são monitorados. Mas, é fundamental que a população também faça a sua parte, não deixando objetos que possam acumular água nesses locais, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Neste momento, os fatores ambientais, como a chuva, a umidade e as temperaturas elevadas, estão favorecendo a infestação. As arboviroses são doenças que podem se agravar e até matar”, ressalta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Os vasos de plantas naturais e artificiais são uma preocupação. É importante tomar alguns cuidados

Entre os principais cuidados nos cemitérios estão:

  1. Não deixar o papel celofane ao redor do vaso;
  2. Tirar os pratos dos vasos de flores;
  3. Furar os vasos com flores artificiais e os vasos fixos nos túmulos;
  4. Observar se as estruturas dos túmulos podem estar com fissuras que possibilitam com que a água fique parada e promover a eliminação dessas fissuras a partir da colocação de cimento, terra ou de ajuste para a saída da água.

Na última semana, as equipes da VISAM também realizaram uma capacitação com os funcionários dos cemitérios municipais Nossa Senhora do Desterro e do Montenegro, para que orientem os visitantes e procedam com a eliminação dos focos com água parada.

Cenário
Neste ano, o último boletim de arboviroses aponta que Jundiaí registrou 1.057 casos de dengue (900 autóctones e 157 importados), com uma morte pela doença em abril; quatro casos de chikungunya; e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/01/visam-reforca-orientacoes-de-prevencao-a-dengue-em-cemiterios/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original