Equipes da Prefeitura trabalham mobilizadas no combate às fortes chuvas

Publicada em 04/11/2023 às 17:03

Vários setores da Prefeitura se mobilizaram para o trabalho de combate aos transtornos causados pelas chuvas fortes desta sexta-feira (03). Agentes de Trânsito, Defesa Civil, Guarda Municipal e diversas Unidades de Gestão da Prefeitura participaram das trabalhos.

Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Diversos semáforos foram sinalizados em função da falta de energia.

A Defesa Civil de Jundiaí recebeu 22 chamados de quedas de árvores em todas as regiões da cidade. As equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Parques e Jardins, também foram acionadas e realizaram os atendimentos.

Jardim Messina foi o bairro mais atingido; Equipes da Prefeitura se mobilizaram no trabalho

“É muito importante esse trabalho em conjunto, principalmente para mitigar os riscos causados pelas fortes chuvas. Todas as Unidades trabalharam em parceria e conseguiram resolver rapidamente os danos”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.

A região mais atingida foi a Centro-Sul da cidade, com 12 ocorrências de queda de árvores, sendo o Jardim Messina o bairro mais afetado. No Hospital Universitário, uma sala foi destelhada e houve queda de energia. O local funcionou a base de geradores e o atendimento não foi prejudicado. A energia elétrica foi reestabelecida na região por volta das 22:30 e o local já está passando por reparos.

No Jardim Novo Horizonte, 11 casas foram destelhadas. As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com o apoio do Serviço de Abordagem Social e da Guarda Municipal, atenderam as famílias. Foram entregues 32 colchões, 12 kits de higiene e 10 cestas básicas. As casas também passarão por reparos.

Em toda a cidade foram registradas fortes rajadas de vento. Também foram apontadas ocorrências de granizo em alguns pontos. Outros bairros como Champirra e Caxambu também tiveram ocorrências de queda de árvores. Todas as equipes da força-tarefa atenderam os chamados até a madrugada.

Nas últimas 24 horas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 38mm no Bairro da Roseira; Jardim Florestal – 22mm; Rio Jundiaí – 22mm; Jardim Tamoio – 20mm; Santa Gertrudes – 14mm; Fazenda Grande – 14mm.

Neste sábado (04), segundo previsão da Defesa Civil do Estado, o dia será marcado por sol entre nuvens, uma vez que a frente fria que causou os fortes temporais de ontem já está um pouco afastada. Os atuais modelos meteorológicos não indicam risco para precipitações significativas, apenas para chuva fraca em áreas serranas. As temperaturas não sobem tanto e a sensação será mais amena.

Ligue 199
Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199. As demandas também podem ser encaminhadas pelo e-mail: defesacivil@jundiai.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/04/equipes-da-prefeitura-trabalham-mobilizadas-no-combate-as-fortes-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original