VISAM leva exposição sobre meio ambiente e animais sinantrópicos ao Mundo das Crianças

Publicada em 09/11/2023 às 09:51

Durante todo o mês de novembro, os visitantes que passarem pela Casa na Árvore do Mundo das Crianças poderão prestigiar a segunda edição da mostra de meio ambiente e animais sinantrópicos, da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí.

A exposição apresenta o ciclo do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, Zika e Chikungunya – e reúne morcegos, escorpiões e outros animais peçonhentos conservados em vidro. O objetivo é conscientizar crianças e demais visitantes sobre a prevenção às arboviroses e demais doenças e agravos causadas por esses animais. Também são abordados temas como carrapatos e febre maculosa, além de outros animais sinantrópicos presentes no ambiente urbano e que podem ser vetores de doenças para o homem.

A gerente da VISAM, Ana Lúcia de Castro, explica que a ação tem cunho educativo e preventivo, direcionado às crianças que visitam o Mundo. “É importante para que as crianças aprendam a parte preventiva de como evitar acidentes com esses animais peçonhentos. Nas questões de arboviroses, apresentamos o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti e explicamos o porquê de evitarmos deixar água parada em casa”, explica.

As peças estarão expostas nos dois andares da Casa da Árvore e os monitores do parque estarão à disposição para mais informações ou possíveis dúvidas. A exposição completa pode ser conferida de terça a domingo, das 7 às 17 horas, com entrada permitida até às 16 horas. Para visitar o Mundo das Crianças aos finais de semana, feriados e emendas de feriado é preciso realizar o agendamento prévio pelo site https://mundodascriancasjundiai.com.br/.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/09/visam-leva-exposicao-sobre-meio-ambiente-e-animais-sinantropicos-ao-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original