Após um semestre de correspondências, estudantes se reúnem para atividade em inglês
Publicada em 10/11/2023 às 06:59Após um semestre de atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Inglesa, a tarde dessa quarta-feira (08) finalmente marcou o encontro dos alunos dos quartos anos das Emeb Flávio D’Angieri (Anhangabaú) e Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia).
A partir do programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural e o tema meios de comunicação, os professores Giovana Barbosa, Vinícius Statzner e Juliana Rodrigues se uniram e realizaram um projeto com seus alunos que estudam em bairros diferentes no Município, com a finalidade de praticar o idioma e também promover um intercâmbio social, linguístico e cultural entre as crianças.
“Por meio do programa Escola Inovadora, o ensino de Língua Inglesa é uma realidade para todos nossos meninos e meninas, desde o G4 até o Ensino Fundamental. Isso vai ao encontro da internacionalização de Jundiaí, pois permite às crianças o contato desde a infância com o idioma estrangeiro e fomenta a criação de repertório ligado às exigências que eles terão quando chegarem à idade adulta”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
O encontro deu-se na Emeb do Anhangabaú e, além de muita brincadeira e um farto piquenique comunitário, contou com uma dinâmica inspirada no clássico televisivo “Torta na Cara”, com perguntas em Português e respostas em Inglês. Ao som da plateia de colegas, cada disputa era seguida pelo grito uníssono: “Vai levar tortada!”.
Para a pergunta “Qual a estação mais quente do ano?”, Isadora Camargo, da Emeb do Ivoturucaia, foi mais rápida e respondeu “Summer”, verão, em inglês. “Lembrei-me da aula em que aprendi essa palavra”, comemorou a vencedora.
Quem levou a tortada foi a Anna Laura de Souza, da Emeb Flávio D’Angieri, mas não lamentou a derrota. “Pelo menos, a torta tem gosto de chantily”.
Já para a pergunta “Qual destes itens não é um meio de comunicação”, apesar de ter sido o mais rápido, Gustavo de Oliveira, da Emeb visitante, levou a melhor. “Eu fui mais devagar, mas como o oponente perdeu, não levei a tortada. Mas foi justo, pois se eu tivesse apertado a campainha, teria acertado”.
Danilo Martins, da Emeb anfitriã, se enganou, mas foi por desatenção. “Acho que, pelo nervosismo, não prestei atenção, mas sabia a resposta”.
As coordenadoras pedagógicas da área de Língua Inglesa da UGE, Carina Faria e Adnan Fachini, enfatizam que além do conteúdo socioemocional que o projeto proporcionou, o contato com a diversidade cultural estimula a compreensão das diferentes formas de pensar, sentir, viver e agir. “É importante a criança conhecer para valorizar a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro, fortalecendo sua formação como cidadã. Assim como em outras iniciativas na rede municipal, este programa tem como marca o intercâmbio, a interdisciplinaridade, o ‘Desemparedamento da escola’, o protagonismo do estudante, além do acesso a bens culturais, territoriais e linguísticos, pois socializaram experiências, informações sobre o cotidiano e criaram laços de amizades de realidades urbana e rural”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original