Após um semestre de correspondências, estudantes se reúnem para atividade em inglês

Publicada em 10/11/2023 às 06:59

Após um semestre de atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Inglesa, a tarde dessa quarta-feira (08) finalmente marcou o encontro dos alunos dos quartos anos das Emeb Flávio D’Angieri (Anhangabaú) e Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia).

A partir do programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural e o tema meios de comunicação, os professores Giovana Barbosa, Vinícius Statzner e Juliana Rodrigues se uniram e realizaram um projeto com seus alunos que estudam em bairros diferentes no Município, com a finalidade de praticar o idioma e também promover um intercâmbio social, linguístico e cultural entre as crianças.

“Por meio do programa Escola Inovadora, o ensino de Língua Inglesa é uma realidade para todos nossos meninos e meninas, desde o G4 até o Ensino Fundamental. Isso vai ao encontro da internacionalização de Jundiaí, pois permite às crianças o contato desde a infância com o idioma estrangeiro e fomenta a criação de repertório ligado às exigências que eles terão quando chegarem à idade adulta”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Para a dupla Isadora e Anna Laura, a pergunta da disputa foi sobre as estações do ano

O encontro deu-se na Emeb do Anhangabaú e, além de muita brincadeira e um farto piquenique comunitário, contou com uma dinâmica inspirada no clássico televisivo “Torta na Cara”, com perguntas em Português e respostas em Inglês. Ao som da plateia de colegas, cada disputa era seguida pelo grito uníssono: “Vai levar tortada!”.

Para a pergunta “Qual a estação mais quente do ano?”, Isadora Camargo, da Emeb do Ivoturucaia, foi mais rápida e respondeu “Summer”, verão, em inglês. “Lembrei-me da aula em que aprendi essa palavra”, comemorou a vencedora.

Quem levou a tortada foi a Anna Laura de Souza, da Emeb Flávio D’Angieri, mas não lamentou a derrota. “Pelo menos, a torta tem gosto de chantily”.

Já para a pergunta “Qual destes itens não é um meio de comunicação”, apesar de ter sido o mais rápido, Gustavo de Oliveira, da Emeb visitante, levou a melhor. “Eu fui mais devagar, mas como o oponente perdeu, não levei a tortada. Mas foi justo, pois se eu tivesse apertado a campainha, teria acertado”.

Danilo Martins, da Emeb anfitriã, se enganou, mas foi por desatenção. “Acho que, pelo nervosismo, não prestei atenção, mas sabia a resposta”.

Já para Gustavo e Danilo, o tema foram os meios de comunicação

As coordenadoras pedagógicas da área de Língua Inglesa da UGE, Carina Faria e Adnan Fachini, enfatizam que além do conteúdo socioemocional que o projeto proporcionou, o contato com a diversidade cultural estimula a compreensão das diferentes formas de pensar, sentir, viver e agir. “É importante a criança conhecer para valorizar a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro, fortalecendo sua formação como cidadã. Assim como em outras iniciativas na rede municipal, este programa tem como marca o intercâmbio, a interdisciplinaridade, o ‘Desemparedamento da escola’, o protagonismo do estudante, além do acesso a bens culturais, territoriais e linguísticos, pois socializaram experiências, informações sobre o cotidiano e criaram laços de amizades de realidades urbana e rural”.

Plateia animada gritava “Vai levar tortada!” após conferir a resposta certa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/10/apos-um-semestre-de-correspondencias-estudantes-se-reunem-para-atividade-em-ingles/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original