Escola Inovadora: Comitiva de Sobral busca na Educação de Jundiaí modelos para novas práticas

Publicada em 10/11/2023 às 16:45

Inspirada no programa municipal Escola Inovadora, uma comitiva da secretaria de Educação de Sobral, no Ceará, realiza nesta quinta (09) e sexta-feira (10) uma visita técnica a Jundiaí, a fim de conferir as propostas e equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Educação (UGE).

A visita na manhã desta quinta-feira (09) iniciou-se pelo Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi). Em seguida, o grupo foi recebido no gabinete da UGE, no Complexo Argos, pela gestora Vastí Ferrari Marques, e finalizou o dia de atividades no Mundo das Crianças.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, detalhou os eixos do programa Escola Inovadora, e como suas iniciativas impactam na melhoria das aprendizagens dos alunos, nas potencialidades da ambiência escolar e na formação docente.

Visitantes de Camaçari (BA) e Sobral (CE) estiveram no gabinete da UGE, no Complexo Argos

“O programa Escola Inovadora e a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’ surgem a partir de diversas teorias e perspectivas educacionais, da convicção de que as aprendizagens podem se dar em todos os ambientes escolares, em contato com a natureza e a partir de experiências transformadoras e disruptivas. Ficamos muito felizes em poder inspirar com nosso modelo um Município que é também referência para o País”, comentou Vastí.

A coordenadora de Educação integral de Sobral, Larissa Jordão, compartilhou a sensação de acolhimento e inovação. “Sobral passa pelo audacioso processo de universalização da implementação de ensino em tempo integral e temos realizado uma série de visitas a redes que são modelos de boas práticas em diversos segmentos. E Jundiaí traz esse modelo que não é só inovador, como também acolhe e faz despertar os olhares, tanto pelas implementações das políticas, como pela consolidação delas depois de implementadas. Certamente voltaremos para casa inspirados”.

Também acompanharam a comitiva cearense a coordenadora de Educação Infantil, Kathleen Arcanjo; e pela coordenadora dos Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Especial, Edna Lima.

Já ao longo desta sexta-feira (10), a comitiva conferiu ainda as escolas de Ensino Fundamental Professora Judith Almeida Curado Arruda (Cidade Nova) e Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago) e de Educação Infantil Professora Brígida Gatto Rodrigues e Professora Alvarina Barbosa Martins (Jardim Bonfiglioli) e Owen Zilio (Jardim Martins).

Mais visita
A recepção no Complexo Argos contou ainda com a presença de Marini Almeida dos Santos, da escola da Associação Paulo Tonucci, de Camaçari, na Bahia. “Aproveitei a visita a São Paulo, para a participação em simpósio, para conferir as reconhecidas experiências de Jundiaí. O padre Paulo era irmão do Francesco Tonucci, que muito inspira as práticas do Município, portanto quis vir conhecer”, comentou a coordenadora pedagógica, que visitou também a Fábrica das Infâncias Japy.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/10/escola-inovadora-comitiva-de-sobral-busca-na-educacao-de-jundiai-modelos-para-novas-praticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original