Prefeitura e Rotary jundiaiense se unem para alavancar vacinação

Publicada em 10/11/2023 às 17:36

A Prefeitura de Jundiaí firmou nova parceria, na última terça-feira (9), com o Rotary jundiaiense para o desenvolvimento de ações permanentes para alavancar a aplicação de vacinas no Município. Articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, o encontro, no Paço Municipal, reuniu dirigentes do Rotary Club Jundiaí, Jundiaí-Oeste, Jundiaí-Serra do Japy, Jundiaí-Leste, Jundiaí-Sul, Jundiaí-Vila Arens e Jundiaí-Conexão.

De maneira conjunta, ações serão realizadas para impactar o aumento da cobertura vacinal, em queda no País desde 2015. A meta é que vacinas utilizadas há décadas para evitar doenças imunopreveníveis, como a paralisia infantil (poliomielite), o sarampo, a coqueluche e a difteria, voltem a atingir o índice preconizado, de 95%. Na cidade, neste ano, apenas a vacina BCG, aplicada na maternidade, está no patamar ideal.

Durante o encontro, os participantes destacaram a preocupação com o atual cenário

“O cenário é preocupante e os vírus estão circulando. Precisamos impedir a disseminação de doenças que deixam sequelas graves e podem até matar. Embora erradicada no Brasil, a paralisia infantil está com o risco de retorno, como ocorreu em países como os Estados Unidos e Israel. A exemplo de 2022, o Rotary traz a sua expertise e vem reforçar a campanha de conscientização para ampliarmos a cobertura vacinal da Pólio e de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento de uma vida”, destacou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

O presidente do Rotary Club Oeste 2022/2023, Carlos Vaz Junior, ressaltou que o envolvimento dos sete clubes do Rotary, além da Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas, será permanente. “Atuaremos ao longo do ano, em campanhas, em eventos e em diversas ações, divulgando a importância da vacinação. Estamos à disposição, unindo forças para o bem da comunidade”, frisou.

Também participaram do encontro, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli, a diretora de Parcerias Estratégicas/Rede Jundiaí de Cooperação, Daniele Ruiz, a assessora de Políticas Governamentais, Ana Paula Bortolossi e a diretora de Comunicação, Luciana Müller.

Por parte do Rotary, estiveram presentes os dirigentes e os sócios: José Carlos de Lima, Walchiria Rocha de Lima, Neuci Lopes, Mariza Ferreira Pinto, Simone Larrubia Censi, Creusa Anita Costa, Ana Teresinha Pita, Roberta Christiane G. Alcântara e Euzébio Angelotti Neto.

Equipes da Prefeitura e membros do Rotary jundiaiense: esforço conjunto para proteger a população

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/10/prefeitura-e-rotary-jundiaiense-se-unem-para-alavancar-vacinacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original