ZumbiTECA chega à 7ª edição e traz como tema o Afrofuturismo

Publicada em 11/11/2023 às 08:10

A ZumbiTECA, programação temática para o mês de novembro na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, chega, este ano, à sua 7ª edição. Desta vez, a programação proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) começa nesta terça-feira (14) e terá como tema o “Afrofuturismo”, movimento e conceito que tem como foco o questionamento do passado, transformação do presente e construção de futuro inclusivo e participativo no qual a população preta esteja presente e em sua máxima potência.

“A ZumbiTECA surgiu da necessidade identificada pela equipe da Biblioteca de colocar em evidência autores que contemplassem as comemorações da Consciência Negra, do feriado de 20 de novembro. Por isso, há sete anos, a programação elege temas e autores, e conta com atividades diversas, como palestras, exposições e oficinas temáticas”, explica a bibliotecária Michele Bueno.

Com tema “Afrofuturismo”, programação desta 7ª edição começa nesta terça (14), às 19h

Esta edição terá como base a obra “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”, do professor Natanael dos Santos.

A programação começa na próxima terça-feira (14), à 19h, com o Sarau Lítero-musical de abertura, no auditório da Biblioteca. Além das falas da equipe da Biblioteca e de autoridades, a abertura contará ainda com o show musical da Banda Crazy, que traz o Reggae, importante manifestação musical da população preta em seu repertório.

Também estão programadas para a abertura as apresentações da presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Pérola Elizabete; e do ativista e membro da Coordenação Nacional do Círculo Palmarino, Vanderlei Vitorino (BA). O público poderá prestigiar ainda a performance afrofuturista do bailarino Tchê.

Juntamente com o Sarau será realizada a abertura oficial da “Exposição Cultural Afrofuturista – resgatando o passado, projetando o futuro”, no espaço Cyber. Por meio de estações temáticas, a exposição irá retratar as contribuições do povo egípcio para a Medicina (por meio da mumificação), Matemática e Escrita – do presente e do futuro.

Também farão parte da exposição uma estação com fotos de afrofuturistas da História de Jundiaí e do Mundo, com retratos do apagamento dessa Cultura no passado, sua realidade no presente – por meio dos exemplos de personalidades – e de suas perspectivas no futuro. Para a abertura, está previsto ainda um desfile interativo.

A exposição tem curadoria da equipe da Biblioteca, pesquisa de Plínio Camilo e poderá ser visitada gratuitamente até o final de dezembro.

Mais ZumbiTECA
Ao longo do mês de novembro, estão programadas outras atividades temáticas pela ZumbiTECA. Um dos destaques vai para a contação de histórias “Lenda das Tranças”, com a Cia. Sorrisinho Negro, marcada para o sábado (25), a partir das 11h.

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Esta é a 7ª edição da ZumbiTECA na Biblioteca Municipal

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/11/zumbiteca-chega-a-7a-edicao-e-traz-como-tema-o-afrofuturismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original