Em fato inédito, representantes da RMJ são eleitos para Conferência Nacional de Assistência Social

Publicada em 12/11/2023 às 08:00

Nesta semana, cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) elegeram 6 representantes titulares e 5 suplentes que representarão a Região e o Estado de São Paulo na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento será presencial, em Brasília/DF, entre 05 a 08 de dezembro de 2023, e terá como tema central da discussão “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A participação de representantes de Jundiaí e da Região é um fato inédito desde a criação das conferências de assistência social, em 1995.

“O Controle Social apresenta-se como uma das bases sob a qual organiza-se o Sistema Único de Assistência Social e, por meio dessa eleição, somos capazes de garantir o protagonismo do poder público e da sociedade civil dos municípios da Região Metropolitana de Jundiaí. Principalmente na construção coletiva e democrática da consolidação e ampliação da proteção social e defesa de direitos em âmbito federal”, disse Bruno Vechiatto, Delegado Eleito para representar o Poder Público de Jundiaí em Brasília.

Delegação de Jundiaí na Conferência Estadual de Assistência Social

Os representantes já haviam participado da Conferência Municipal, realizada em julho, e também da Conferência Estadual, em outubro. A eleição já estava na etapa estadual. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Fuschini Camargo, também exalta o feito. “O propósito da Conferência é fortalecer e avançar na política de Assistência Social e torná-la cada vez mais inclusiva e mais participativa. Essa participação de Jundiaí na Conferência Estadual consolidou nossa posição como referência na Região Metropolitana de Jundiaí e permitiu que articulássemos com Municípios de região a participação deles na Conferência Nacional. Isso vai ampliar a possibilidade de apresentarmos demandas regionais e avançarmos ainda mais nas políticas públicas”, disse.

A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social abordará 5 eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda. Os debates serão organizados em grupos de trabalho, nos quais os participantes (delegados) poderão apresentar propostas e sugestões para melhorar a Política de Assistência Social em âmbito federal.

“A realização de uma Conferência é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental. Com essa participação inédita na Conferência Nacional, teremos mais voz para a proposição de novas diretrizes para a política de assistência social”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.

Representantes eleitos
Poder público
Titulares:

Bruno Moralles Vechiatto – Jundiaí,
Aline Rodrigues de Jesus – Louveira e
Orlanda Maria Tessaro – Campo Limpo Paulista
Suplentes:
Luiz Guilherme Fuschini Camargo – Jundiaí,
Juliana Moreira Jacomo – Campo Limpo Paulista e
Kelly Aparecida Torres – Jundiaí

Sociedade Civil:
Trabalhadores SUAS
Titular: Vitória Regina Marques dos Santos – Jarinu

Representantes OSC
Titular: Luzia Marques dos Santos Cecato – Louveira
Suplente: Reinaldo Fernandes – Jundiaí

Usuários
Titular: Jefferson Diego Espini – Jundiaí
Suplente: Maria Alice Macedo Nunes – Campo Limpo Paulista

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/12/em-fato-inedito-representantes-da-rmj-sao-eleitos-para-conferencia-nacional-de-assistencia-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original