Estudantes do Jardim Guanabara visitam universidade para vivência em biblioteca
Publicada em 13/11/2023 às 07:30Os alunos do 4º ano C da Emeb Professora Isabel Christina Marques de Oliveira, no Jardim Guanabara, tiveram uma manhã especial na última quarta-feira (08). Após a inauguração da sua Casa de Palavras Yolanda Reyes, as crianças foram convidadas para conhecer a biblioteca da Universidade Paulista (Unip), onde foram recebidos pela bibliotecária Patrícia Alcântara.
“Como fui convidada para a inauguração da biblioteca deles, na escola, decidi propor esta manhã de visita e vivências”, explicou Priscila.
Além de percorrer os diversos corredores da biblioteca, que possui cerca de 46 mil títulos físicos, além de seus laboratórios e salas de estudo, as crianças participaram de uma caça ao tesouro, com dicas espalhadas por seções correspondentes a seis diferentes carreiras e profissões. Atentos à orientação inicial de que deveriam manter o silêncio e às pistas obtidas, os alunos completaram a busca e ganharam da universidade um kit com livros de Literatura Infantil.
Segundo a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, vivências como esta em muito contribuem para a formação das crianças. “O programa Escola Inovadora tem como foco a conexão das diversas áreas do conhecimento para a formação das nossas crianças, de modo conectado com as habilidades exigidas pelo mundo e pelo mercado de trabalho. Esta vivência, num ambiente universitário, certamente ficará marcado na memória destes meninos e meninas, que compreenderam a importância que terá em suas vidas adultas a escolha que farão por suas carreiras.”
No dia em que completou dez anos, Jhonatas Marinho, foi escolhido pela turma para ler as dicas. “Esta foi a primeira biblioteca grande que eu conheci e achei muito divertido. Principalmente porque, durante a caça ao tesouro a gente aprende brincando”.
Para a Isabelle Martins, da mesma idade, também foi a primeira visita a uma biblioteca desse porte. “E foi muito divertido, pois é um espaço muito grande e é legal ver as pessoas virem aqui estudar”, comentou a estudante que, na seção de livros de Direito, compartilhou que quer ser advogada quando crescer.
A professora da turma, Raquel Santos, também comemorou a atividade. “A inauguração da nossa Casa de Palavras faz parte do projeto institucional da escola ‘Beleza no ler e contar – é só começar’, com foco no incentivo à leitura. Esta vivência tem muito a contribuir com isso também”.
Além da biblioteca, as crianças também visitaram o Laboratório Multidisciplinar da universidade, onde realizaram transferências de líquidos, medições de volumes e de uma experiência com suco de repolho, que, se misturado com substância ácida, como vinagre, trona-se rosa, e quando acrescido de substância básica, como o cloro, fica azul.
Já algumas mães que acompanharam as crianças participaram, no laboratório dos cursos de Farmácia e Estética, de atividades de relaxamento e receberam tratamento de máscara facial.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original