No aniversário de cinco anos do Fab Lab, Prefeitura e Sesi renovam parceria

Publicada em 16/11/2023 às 17:59

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo, o Fab Lab de Jundiaí completa, em novembro, cinco anos desde a sua instalação no Complexo Argos. Para marcar a data, foi realizada na manhã desta quinta-feira (16) uma cerimônia comemorativa, que marcou ainda a assinatura da prorrogação por mais dois anos da parceria.

CONFIRA AS FOTOS

Vinculado ao programa Escola Inovadora, o Fab Lab é um laboratório voltado à criatividade e fabricação digital, com foco na prototipagem e busca de soluções. A unidade de Jundiaí – a primeira no País vinculada a uma Prefeitura – já realizou o atendimento de mais de dez mil pessoas, entre alunos da rede municipal e de interessados em geral.

“Em Jundiaí, Cidade das Crianças, temos a convicção de que a redução das desigualdades depende dos investimentos nas Infâncias e isso inevitavelmente passa pelo protagonismo da Educação. E o nosso Fab Lab, instalado num ambiente historicamente importante para a cidade, é onde, de modo inovador, estes investimentos unem o cognitivo, o social e o humano”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Representantes do Sesi e da Prefeitura homenagearam o aluno que desenvolveu o desenho do robô que simboliza o Fab Lab

O conselheiro regional do Sesi-SP, Vandemir Francesconi Junior, reforçou o protagonismo do Município. “Jundiaí é a Cidade das Crianças por conta deste trabalho em equipe, visto inclusive no Fab Lab. Para nós do Sesi, é motivo de orgulho fazer parte disso tudo e de ter começado por Jundiaí, onde instalamos a primeira unidade municipal de nossa rede de laboratórios, algo que agora pretendemos expandir. Que esta parceria dê cada vez mais frutos.”

Já a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, tratou da importância de as tecnologias estarem a serviço das pessoas e das ideias. “Conectado ao programa Escola Inovadora e ao Currículo Jundiaiense, o Fab Lab é este espaço que conecta tecnologias e relações humanas para a articulação de conteúdos e busca de soluções inteligentes e criativas. E esta manhã representa este momento de possibilidades e da confirmação da nossa convicção de que a transformação da vida das pessoas e da sociedade passam pela Educação.”

Atualmente há no mundo cerca de 1.750 laboratórios, espalhados em 100 Países

Tanto a formalização da parceria em 2018 quanto sua renovação em 2023 foram viabilizadas pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura. O gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, recordou a instalação do laboratório. “Este é um momento inspirador, em que comemoramos o aniversário de um verdadeiro ‘hub’ de conhecimento de uma das cidades mais competitivas do País. Isso tudo graças à aproximação que tivemos, via Rede, com o Sesi, um parceiro de qualidade que em muito tem colaborado com a Prefeitura na convicção de que a Educação é um motor de transformação.”

A cerimônia de aniversário e de assinatura da prorrogação da parceria contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para representar as centenas de projetos já desenvolvidos no Fab Lab, foram escolhidos os trabalhos de cinco escolas municipais para exposição e apresentação aos presentes. São elas: Emeb Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Jundiainópolis), Emeb Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago), Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes (Eloy Chaves), Emeb Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia) e Emeb Professora Maria Angélica Lorençon (Corrupira).

Alunos expuseram os trabalhos desenvolvidos no laboratório

A cerimônia contou ainda com homenagem a Ronaldo de Moraes, servidor municipal que atua no Fab Lab e que inicia sua aposentadoria, e o jovem Lucas Raiol Barros, que, à época da inauguração, desenhou o robô que simboliza o Fab Lab, e hoje conheceu a sua versão em movimento, o robô Fabinho. Em nome do Município, o prefeito recebeu também um e-book produzido pelo Fab Lab e que traz um compilado dos trabalhos desenvolvidos no laboratório nos últimos anos.

Já a programação cultural contou com a apresentação dos alunos dos quintos anos da Emeb Marcos Gasparian (Centro) que participam do projeto Canarinhos da Terra, sob regência de Vastí Atique e Karen Comandulli, e de um Robô gigante de LED, que fez a criançada sair do chão para dançar e brincar.

Também participaram da cerimônia a diretora do Sesi Jundiaí, Alexandra Miamoto, e demais representantes; repórteres-mirins da UGE para a realização de cobertura; Carolina Gasparotto Bertolo, diretora do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação, Departamento da UGE ao qual o Fab Lab está vinculado; a diretora de Parcerias Estratégicas/Rede Jundiaí de Cooperação, Daniele Ruiz; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino; e a diretora de Responsabilidade Social do Ciesp Jundiaí, Maria Aparecida Gibrail.

Cerimônia contou com a apresentação do projeto Canarinhos da Terra, com os alunos da Emeb Marcos Gasparian

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/16/no-aniversario-de-cinco-anos-do-fab-lab-prefeitura-e-sesi-renovam-parceria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original