Gestão da Saúde participa de congresso com secretários do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicada em 17/11/2023 às 14:00

Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), está presente no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, sediado em Florianópolis. O evento, organizado pelos Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) das três regiões, reúne gestores representando 3.326 cidades.

Iniciado na quinta-feira (16) e com programação até sábado (18), o congresso fomenta discussões nos âmbitos técnico e político, oferta capacitações, além de renovar ações de fortalecimento dos Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um congresso importante para nós gestores, onde ampliamos conhecimento e compartilhamos experiências, focados na resolução das demandas de saúde das nossas regiões e no aprimoramento dos serviços ofertados à população”, ressalta o gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.

A programação do evento conta com capacitações e palestras

Nesta sexta-feira (17), o gestor integra a Mesa Redonda: Financiamento e Recursos do SUS, que abordará, entre outros pontos, os caminhos para melhoria do acesso, do desempenho, da eficiência e da equidade do financiamento dos sistemas de saúde latino-americanos; o monitoramento dos recursos financeiros do SUS; os desafios e perspectivas do financiamento estadual; e o uso dos recursos financeiros e saldos nas contas dos fundos municipais de saúde.

“Para Jundiaí, que hoje arca com cerca de 80% do que é aplicado no SUS, enquanto que os governos federal e estadual investem 20%, é fundamental discutir a responsabilidade das três esferas de governo, que deveria ser tripartite e equânime, e ampliar o debate sobre o tema com representantes de outras cidades e de entidades como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”, acrescenta Texera.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/17/gestao-da-saude-participa-de-congresso-com-secretarios-do-sul-sudeste-e-centro-oeste/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original