Prefeitura age preventivamente para minimizar riscos das chuvas de verão
Publicada em 17/11/2023 às 08:00Com registro de 409 mm de chuvas, o mês de outubro superou a média dos últimos 10 anos em 152%, quando foram registrados 162 mm. Já o mês de novembro, até o dia 14, registrou 41 mm de precipitação. Com o objetivo de minimizar os riscos da próxima época de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí aproveitou o período de estiagem para atuar de maneira intersetorial e realizar diversas obras e ações preventivas na cidade. Todas as iniciativas são coordenadas pela Defesa Civil, em parceria com as demais Unidades de Gestão.
“É constatado que a cada ano o período de chuvas se torna mais intenso. Por isso é fundamental que haja esse trabalho preventivo para minimizar os riscos e proteger a nossa população. Esse trabalho evolui a cada ano, com novas ações e iniciativas que constroem, aos poucos, uma cidade mais preparada para lidar com essas situações”, ressalta o Coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por exemplo, até o final do mês de setembro, realizou o desassoreamento e limpeza de aproximadamente 5 mil metros de rios e córregos da cidade. Alguns exemplos são: Capivari, córrego do Traviú, da Roseira, Toca, Jundiaí-Mirim, entre outros
Além disso, a Unidade tem realizado obras de drenagem para garantir o melhor escoamento das águas pluviais. Estão em andamento as obras para canalização pluvial na avenida Antonio Pincinato, na rua Tiradentes e na Vila Savieto. Já foram finalizadas na rua 8, no Jardim Novo Horizonte. Em toda a cidade, foram realizadas a limpeza de mais de 60 mil bocas de lobo.
“As obras estruturantes visam melhorar o fluxo de água e evitar que haja alagamentos. Vale destacar, também, o investimento em dois pôlderes no Jardim Tulipas, que garantiram mais segurança aos moradores”, afirma o Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.
No Plano de Requalificação do Jardim São Camilo, está sendo desenvolvido um plano de mitigação de riscos nas vielas do bairro. A ação está sendo desenvolvida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e pela Fumas.
O levantamento planialtimétrico geral atualizado do bairro para a definição das obras a serem realizadas foi concluído, assim como a planilha orçamentária das intervenções. O investimento de R$ 10 milhões nas obras de requalificação da Viela Nossa Senhora das Graças foi inserido no projeto do Novo Pac, do Governo Federal, para possível recebimento de recursos. A Prefeitura aguarda liberação do recurso. Estão previstas obras de contenção de deslizamentos, escadas hidráulicas e taludes, que tem projetos em andamento, para posterior abertura de licitação e execução das obras. Atualmente, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Na avenida José Maria Whitaker, 22 casas que estavam em áreas de risco já foram demolidas e as famílias estão sendo assistidas por meio do auxílio aluguel.
Além da mitigação de riscos, o Plano de Requalificação do São Camilo inclui também construção de áreas de lazer, conexão e convivência. Atualmente, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil no bairro.
No Santa Gertrudes, também houve a interdição e demolição de mais de 17 residências que apresentavam risco às famílias. Após visita social, foi detectado a necessidade de demolição de mais 13 casas. O mesmo acontece no Balsan, onde também serão demolidas 13 residências.
“A Defesa Civil e todas as Unidades de Gestão atuam de forma conjunta com o objetivo de mitigar riscos e proteger as pessoas. Para isso, é traçado toda uma estratégia para resolução dos problemas anteriores e prevenção de novos casos. Mesmo com fortes chuvas, Jundiaí tem conseguido prestar bons serviços para a população”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
-
21/06/2024
Defesa Civil coordena encontro com concessionárias de rodovias e linhas férreas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original