Prefeitura age preventivamente para minimizar riscos das chuvas de verão

Publicada em 17/11/2023 às 08:00

Com registro de 409 mm de chuvas, o mês de outubro superou a média dos últimos 10 anos em 152%, quando foram registrados 162 mm. Já o mês de novembro, até o dia 14, registrou 41 mm de precipitação. Com o objetivo de minimizar os riscos da próxima época de chuvas, a Prefeitura de Jundiaí aproveitou o período de estiagem para atuar de maneira intersetorial e realizar diversas obras e ações preventivas na cidade. Todas as iniciativas são coordenadas pela Defesa Civil, em parceria com as demais Unidades de Gestão.

“É constatado que a cada ano o período de chuvas se torna mais intenso. Por isso é fundamental que haja esse trabalho preventivo para minimizar os riscos e proteger a nossa população. Esse trabalho evolui a cada ano, com novas ações e iniciativas que constroem, aos poucos, uma cidade mais preparada para lidar com essas situações”, ressalta o Coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por exemplo, até o final do mês de setembro, realizou o desassoreamento e limpeza de aproximadamente 5 mil metros de rios e córregos da cidade. Alguns exemplos são: Capivari, córrego do Traviú, da Roseira, Toca, Jundiaí-Mirim, entre outros

Prefeitura realizou o desassoreamento e limpeza de aproximadamente 5 mil metros de rios córregos

Além disso, a Unidade tem realizado obras de drenagem para garantir o melhor escoamento das águas pluviais. Estão em andamento as obras para canalização pluvial na avenida Antonio Pincinato, na rua Tiradentes e na Vila Savieto. Já foram finalizadas na rua 8, no Jardim Novo Horizonte. Em toda a cidade, foram realizadas a limpeza de mais de 60 mil bocas de lobo.

“As obras estruturantes visam melhorar o fluxo de água e evitar que haja alagamentos. Vale destacar, também, o investimento em dois pôlderes no Jardim Tulipas, que garantiram mais segurança aos moradores”, afirma o Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa.

Avenida Antonio Pincinato recebeu obras de melhorias na canalização pluvial

No Plano de Requalificação do Jardim São Camilo, está sendo desenvolvido um plano de mitigação de riscos nas vielas do bairro. A ação está sendo desenvolvida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e pela Fumas.

O levantamento planialtimétrico geral atualizado do bairro para a definição das obras a serem realizadas foi concluído, assim como a planilha orçamentária das intervenções. O investimento de R$ 10 milhões nas obras de requalificação da Viela Nossa Senhora das Graças foi inserido no projeto do Novo Pac, do Governo Federal, para possível recebimento de recursos. A Prefeitura aguarda liberação do recurso. Estão previstas obras de contenção de deslizamentos, escadas hidráulicas e taludes, que tem projetos em andamento, para posterior abertura de licitação e execução das obras. Atualmente, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Na avenida José Maria Whitaker, 22 casas que estavam em áreas de risco já foram demolidas e as famílias estão sendo assistidas por meio do auxílio aluguel.

Além da mitigação de riscos, o Plano de Requalificação do São Camilo inclui também construção de áreas de lazer, conexão e convivência. Atualmente, quatro áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil no bairro.

Plano altimétrico e demolição de casas em área de risco foram ações preventivas realizadas neste ano

No Santa Gertrudes, também houve a interdição e demolição de mais de 17 residências que apresentavam risco às famílias. Após visita social, foi detectado a necessidade de demolição de mais 13 casas. O mesmo acontece no Balsan, onde também serão demolidas 13 residências.

“A Defesa Civil e todas as Unidades de Gestão atuam de forma conjunta com o objetivo de mitigar riscos e proteger as pessoas. Para isso, é traçado toda uma estratégia para resolução dos problemas anteriores e prevenção de novos casos. Mesmo com fortes chuvas, Jundiaí tem conseguido prestar bons serviços para a população”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/17/prefeitura-age-preventivamente-para-minimizar-riscos-das-chuvas-de-verao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original