20ª Edição da Rota Afro dá vida a memórias perdidas e histórias não ouvidas
Publicada em 18/11/2023 às 15:42A ‘Rota Afro – Circuito de Memória da População Negra em Jundiaí’ chegou à 20ª Edição neste sábado (18), após um ano de atividades e mais de 900 participantes. A iniciativa de educação patrimonial é da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio dos departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico.
Durante a visita monitorada, com diversas intervenções artísticas realizadas por 20 atores, os participantes fizeram um mergulho na história da população negra de Jundiaí, em espaços como o Espaço Expressa, Espaço África do Jardim Botânico, Clube Beneficente, Cultural e Recreativo 28 de Setembro, Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, além de pontos da região central.
“É a segunda vez que venho e acho a Rota esplêndida. Trouxe a minha filha de 5 anos, pois entendo que ela precisa estar nesses espaços e conhecer a história”, comentou Geisa de Jesus Santos, que é baiana e mora em Jundiaí desde de 2009. Assim como ela, o morador de Várzea Paulista, Paulo Gonçalves, também aprovou. “Sou um homem preto, gosto muito de cultura e nada mais justo que saber mais da nossa história.”






Essa foi a última edição da Rota de 2023 e o circuito segue em 2024. As visitas são gratuitas e as datas anunciadas no site da Cultura e da Prefeitura. “Para nós, é uma alegria realizar esse projeto, que começou como piloto bem robusto e agora é uma política pública que está se perpetuando. A cultura afro merece esse protagonismo, o povo precisa conhecer e ter orgulho”, comentou o diretor de Cultura, João Carlos de Luca.
CONFIRA OS DETALHES SOBRE A ROTA AFRO
Valéria de Paula Ignácio, co-responsável pelo projeto, destacou que ao longo desse primeiro ano o projeto passou por algumas adaptações e contou com a adesão popular, com a participação de escolas, comunidade e classe artísticas. “A Rota é uma estratégia de combate ao apagamento da história do povo negro. “Optamos por falar de patrimônio através da memória do colonizado e não do colonizador.”
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original









