Defesa Civil do Estado mantém alertas para ventos, chuva e granizo até domingo (19)

Publicada em 18/11/2023 às 10:58

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, na manhã deste sábado (18), reforçou o alerta para riscos de chuvas de granizo e ventos fortes – de 60 a 80 km/h em algumas regiões do Estado, podendo alcançar até 100 km/h durante a chuva.

Nas últimas chuvas e ventos severos, registrados no dia 3 de novembro, a Capital sofreu com o desabastecimento de energia, juntamente com outras cidades. Jundiaí, apesar de registrar quedas de galhos e árvores sobre a rede elétrica, não passou por forte desabastecimento.

“Jundiaí é uma cidade resiliente. Todos os preparativos para o período das chuvas foram feitos, como desassoreamento de rios, limpeza de canalizações e bocas de lobo, podas de árvores e até a adequação de eventos, seguindo os alertas estaduais. As equipes da Defesa Civil estão de prontidão e preparadas. Trata-se de previsão, e, existe a possibilidade de não sofrermos tanto impacto, mas temos de estar preparados para esses alertas, uma vez que teremos chuvas e vento entre a tarde de sábado e domingo”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Defesa Civil do Estado mantém alerta de chuvas e ventos fortes

Na tarde de sexta-feira (17), em reunião dos coordenadores regionais da Defesa Civil do Estado com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, foram apresentadas as ações e as medidas mitigadoras dos riscos de desabastecimento de energia pelas concessionárias. “Desde 2017, no início do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, foi estabelecida a Força Tarefa, integrada por todas as Unidades de Gestão e representantes das concessionárias de serviços públicos, que atuam tanto na Operação Estiagem quanto na Operação Verão, além de outras situações de emergência. Todos os trabalhos preventivos foram realizados”, reforça.

Ligue 199
Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/18/defesa-civil-do-estado-mantem-alertas-para-ventos-chuva-e-granizo-ate-domingo-19/
Leia mais sobre