EMEB Duílio Maziero reduz desperdício de água com Desafio do Consumo Consciente

Publicada em 18/11/2023 às 13:00

Anotar a leitura do hidrômetro, comparar o consumo, refletir sobre o desperdício: assim os alunos do 4º ano da EMEB Duílio Maziero, no bairro da Toca, conseguiram reduzir o consumo de água. Eles participaram do Desafio do Consumo Consciente, elaborado pela DAE Jundiaí em parceria com a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí, que tem apresentado resultados positivos nas escolas municipais da cidade.

A professora Adriane Santos Lima, do 4º ano A, explica que o Desafio foi colocado em prática após a participação da turma no programa Águas de Jundiaí, que promove visitas aos equipamentos da DAE. “Analisamos os dados sobre a quantidade de água doce no planeta e quanto dela é potável. Os alunos ficaram admirados com as informações apresentadas. Conversamos sobre a necessidade de economizar água por diversas questões, ambientais e de economia familiar”, conta. Segundo ela, os conteúdos trabalhados com o material se encaixavam na proposta da aula de geografia, mas também garantiu aprendizagens em matemática e língua portuguesa.

Na Duílio Maziero,a partir do Desafio, os alunos começaram a estudar sobre a importância de economizar água.

O kit do Desafio do Consumo Consciente é formado por um jogo de tabuleiro e uma cartilha com informações sobre a água, dicas de consumo consciente e um espaço para que as crianças anotem a leitura do hidrômetro. Quatro mil alunos de 46 escolas da rede municipal receberam o material.

Na Duílio Maziero,a partir do Desafio, os alunos começaram a estudar sobre a importância de economizar água. Em seguida, produziram folhetos com dicas para serem aplicadas no dia a dia e passaram a registrar a leitura do hidrômetro em casa e na escola. Eles ainda fizeram uma construção coletiva para compreender a quantidade de água em metros cúbicos, medida utilizada pela DAE.

“Na escola foi possível verificar que houve uma pequena mudança no consumo da água após o desenvolvimento das propostas da sequência de atividades. Atribuímos isso coletivamente ao trabalho de conscientização”, afirma a professora.

Para o assessor Francisco Manoel Netto Soares, idealizador do Desafio, a resposta é motivo de orgulho. “Só posso parabenizar a todos pelo empenho e dedicação.”

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/18/emeb-duilio-maziero-reduz-desperdicio-de-agua-com-desafio-do-consumo-consciente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original