Jundiaí apresenta ‘Escola Inovadora’ em fórum paulista sobre violência contra crianças e adolescentes

Publicada em 18/11/2023 às 07:39

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, apresentou as iniciativas do programa Escola Inovadora voltadas à identificação e enfrentamento de violências, durante o 17º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e combate à violência contra crianças e adolescentes. Com foco na discussão e reflexão de estratégias, bem como prevenção a esse tipo de risco, o evento foi realizado nesta sexta-feira (17), no auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital.

Numa realização da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) – e de seu Núcleo de Estudos de Violência e Departamento Científico de Segurança – e da deputada estadual Marina Helou, o Fórum contou com as participações de profissionais de diversos segmentos que atuam com crianças e adolescentes – como Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça e Imprensa -, além de representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria e de famílias acompanhadas de seus filhos.

Programação estendeu-se ao longo desta sexta, com as participações de profissionais e famílias convidadas

Vastí apresentou o programa municipal no primeiro módulo da manhã, que teve como tema “Políticas de Prevenção de Acidentes e Violência”. A mediação da mesa ficou por conta da presidente de SPSP, drª Renata Waksman, de quem partiu o convite para a participação da gestora jundiaiense, após ter conferido o trabalho desenvolvido no Município durante evento temático no Hospital Universitário (HU).

“O enfrentamento à violência na rede municipal de ensino de Jundiaí intensificou-se com o trabalho da pediatra drª Stela Oliveira, do HU, tendo já impactado, além dos educadores da rede, cerca de nove mil crianças e seus familiares. A proposta foi conectar às aprendizagens do programa Escola Inovadora com o entendimento da sociedade sobre a necessidade da mudança de comportamento. Muitas vezes a violência está impregnada em nossa Cultura de como algo que educa, mas ela só traz sofrimento e atraso nos desenvolvimentos cerebral, cognitivo, social e afetivo”, comentou Vastí.

Atualmente, integram o programa Escola Inovadora como iniciativas sobre o tema o “Cria na Paz”, “Cuidados com o Corpo”, “Eu tenho Voz” e “Corações e Mentes”, desenvolvidos com parceiros como Allma Hub, Rede Urban95, Fundação Van Leer, Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Universidade Emory – Atlanta, Estados Unidos e Hospital Israelita Albert Einstein. Com abordagens como teatro, sensibilização junto à comunidade, oferta de material educativo, perspectiva lúdica, metodologia para identificação de sentimentos, entre outros, as iniciativas focam tanto nos corpos discente e docente das escolas, como também nos familiares e na sociedade.

A Educação também desenvolve, no mesmo segmento, mais um projeto-piloto, o “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”, iniciativa com foco na escuta e cuidado com os educadores e estudantes para o enfrentamento à violência e atenção à saúde mental.

Mediação do módulo de que Jundiaí participou ficou a cargo da presidente de SPSP, drª Renata Waksman (centro)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/18/jundiai-apresenta-escola-inovadora-em-forum-paulista-sobre-violencia-contra-criancas-e-adolescentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original