Revitalização do Parque Corrupira terá resgate histórico e homenagem ao trabalhador

Publicada em 18/11/2023 às 15:32

Inaugurado em outubro de 1979, o Parque Antonio Jacyro Martinasso, conhecido como Parque do Trabalhador (Parque do Corrupira) é um marco para Jundiaí, sendo o primeiro equipamento do tipo em um bairro. Na manhã deste sábado (18), gestores da Prefeitura de Jundiaí e equipes técnicas estiveram no local para vistoria do espaço para a identificação das necessidades e levantamento de informações para o projeto, que será feito com a participação da comunidade para garantir o resgate histórico, o fortalecimento da agricultura e a inovação no conceito Cidade das Crianças.

Uma das marcas registradas do Parque do Corrupira, o ‘foguete’ – que foi a inspiração para a mesma arquitetura no Mundo das Crianças -, já está previsto. “O Parque do Corrupira é o parque do trabalhador e essas características precisam ser mantidas, com melhorias na infraestrutura, inovação, inclusão da venda de frutas, a retomada dos passeios com os trenzinhos e o foguete, que está garantido”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Para a construção do projeto, a Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), a partir do levantamento com os moradores mais antigos do bairro, desenvolverá as propostas de melhorias. A meta da gestão é encerrar a fase de projeto até o final de dezembro para que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2024.

Participaram da visita o gestor adjunto da Unidade de Obras de Infraestrutura, Ademir Pedro Victor e equipe técnica da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o presidente da DAE, Walter da Costa e Silva, além do gestor adjunto de Finanças, Jones Martins, a diretora de Agronegócio, Isabel Harder e os vereadores Marcelo Gastaldo e Cícero Camargo da Silva.

Moradora no bairro desde o nascimento, Sônia Cecato, 61 anos, saiu satisfeita da visita. “A região cresceu muito e o parque é um espaço que os moradores gostam. Saber que a revitalização será feita, inclusive com a participação das pessoas antigas aqui do bairro, que conhecem a história, é muito importante”, comemora.

Regina Zugatto e José Carlos Mariano trabalharam como vendedores de sorvete e salgados no parque, nas décadas de 1990 e 2000. “O parque sempre foi importante para toda a cidade. Ficamos felizes pela iniciativa de reforma e renovação. Hoje, Jundiaí tem muitos parques, mas esse é um dos primeiros”, explica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/18/revitalizacao-do-parque-corrupira-tera-resgate-historico-e-homenagem-ao-trabalhador/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original