Ludicidadania forma mais 140 crianças na Emeb Giaretta

Publicada em 22/11/2023 às 11:58

Com as presenças animadas e orgulhosas de familiares e amigos, os 140 alunos dos quatros anos da Emeb Antonio de Pádua Giaretta, no Jardim Carlos Gomes, tiveram, na manhã dessa terça-feira (21), a formatura “Ludicidadania”, a sétima cerimônia do programa este ano.

CONFIRA AS FOTOS

Realizado em parceria da Unidade de Gestão de Educação (UGE) com a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), o Ludicidadania é um programa mediado semanalmente com os alunos da rede municipal, com foco em temas como Cidadania e Civismo, preservação do Meio Ambiente, Cultura da Paz e enfrentamento aos diversos tipos de violência, inclusive nas redes sociais. Somente do ano passado para este, o programa apresentou diversas frentes de expansão, saltando de 530 alunos atendidos em seis escolas para mais de 1,5 mil crianças de nove unidades escolares.

Quadra ficou lotada, com as participações dos familiares e amigos que vieram prestigiar a formatura

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou a importância do programa. “Quando o prefeito Luiz Fernando, através do programa Cidade das Crianças, fez a escolha pelos investimentos prioritários na Infância, ele deixou claro seu entendimento de que esta era a melhor forma de se investir no desenvolvimento do cidadão. E o Ludicidadania é uma dessas formas de se investir, pois, contando com o envolvimento das famílias, educadores e da sociedade, ele oportuniza uma transformação para o futuro e a criação de uma vida de paz e harmonia.”

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, fez um convite especial às crianças. “Neste dia tão especial, aproveito para fazer um convite especial para as crianças. Um convite para que tragam sempre consigo uma chave, palavra que traz as iniciais de conhecimento, habilidades, atitudes, virtudes e ética. Nosso desejo é que a GMJ precise estar cada vez menos na rua e mais dentro das nossas escolas, ajudando nossas crianças a trazer esta chave dentro das mentes e dos corações, transformando o futuro e ampliando conhecimentos.”

Cumprimentando os guardas Douglas Barban, Kleber da Silva, Pedro Furtado, Josiane Macedo e Agnes Cavalcante, responsáveis pela mediação do programa com as crianças, o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, estendeu os agradecimentos também às famílias. “Em Jundiaí, Cidade das Crianças, não poderia não haver um programa como o Ludicidadania. Por isso, em nome da Guarda Municipal, agradecemos a todos pela confiança, por terem confiado os filhos de vocês aos nossos cuidados”.

Cerimônia toda contou com tradução em Libras, inclusive com a participação das crianças na hora de cantar a música tema do programa

A cerimônia de formatura contou com a entoação dos hinos nacional e de Jundiaí, além dads homenagens às crianças e todos os envolvidos. Além da tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao longo de toda a cerimônia, a criançada também apresentou a versão traduzida da música tema do programa, de autoria de Daniel Roza e Fernanda Sifuentes, do MusicAR-TE da UGE em parceria com a GMJ.

Com a presença da diretora, Adriana Menezes e demais autoridades, antes da entrega individual dos certificados de participação no programa, os representantes de cada uma das quatro salas puderam ler as redações premiadas sobre o tema “O que o Ludicidadania transformou em minha vida?”.

Do 4º ano A, a Lorena de Oliveira, de dez anos, leu a sua redação escolhida. “Aprendi sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e as regras de convivência. A visita à GMJ também foi muito especial e o momento sobre o bullying foi de muita reflexão. Todos os ensinamentos que me foram passados levarei para a vida e compartilharei com os outros.”

Já no 4º ano C, Melany Barros, também de dez anos, falou de sua sorte em participar do programa. “O Ludicidadania me ensinou a ser melhor do que eu sou. Tudo o que aprendi compartilhava com os outros. Foi uma grande oportunidade. Sou uma aluna de sorte”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/22/ludicidadania-forma-mais-140-criancas-na-emeb-giaretta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original