DAE leva experiência de Jundiaí a encontro do UniversalizaSP, do Governo do Estado

Publicada em 23/11/2023 às 13:57

O diretor superintendente de Gestão da DAE Jundiaí, Evandro Biancarelli, representou Jundiaí durante o workshop “Soluções inovadoras de saneamento para São Paulo”, promovido pelo programa UniversalizaSP, da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado (SEMIL). O encontro foi realizado no auditório Augusto Ruschi, nesta quarta-feira (22).

Biancarelli apresentou o case de sucesso da cidade na área de tratamento de esgoto. Em 1996, Jundiaí optou pela concessão do tratamento do esgoto, cuja operação ficou a cargo da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), vencedora da licitação. Atualmente, 98,81% da população urbana e rural é atendida com redes de esgoto e 100% do que é coletado passa por tratamento. A iniciativa permitiu conquistas como a reclassificação do rio Jundiaí, que passou de classe 4 para 3.

“Isso permitiu, entre diversos pontos positivos, a realização de investimentos que não estavam previstos pela DAE, como a construção e a operação da Estação de Tratamento de Esgoto. Além disso, o que considero o melhor benefício, pudemos alcançar a reclassificação do rio Jundiaí, hoje liberado para o consumo humano após tratamento. Só por este motivo, Jundiaí e toda a região têm muito a comemorar com esta parceria”, avalia Biancarelli.

O workshop contou com as presenças da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Souza, que já conheceu de perto as atividades da DAE, e da secretária de Administração de Potim, Rafaela Abrantes.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: Divulgação/SEMIL


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/23/dae-leva-experiencia-de-jundiai-a-encontro-do-universalizasp-do-governo-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original