Agenda Cultural: diversas ações gratuitas encerram as atividades de novembro na cidade

Publicada em 24/11/2023 às 12:17

O último final de semana de novembro em Jundiaí será marcado por diversas atrações culturais gratuitas para a população nos equipamentos da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Confira as ações em cada espaço cultural da cidade:

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (25), às 10h30, a apresentação da Cia. Inspirarte com a Contação de História, O Beija-flor da Gravata Vermelha. A história trata de dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história. A proposta da contação é que os narradores vão montando o cenário enquanto contam a história, utilizando elementos pertencentes ao enredo e compondo a cena na mala aberta.

No domingo (26), às 10h30, apresentação da Cia. de Teatro de Jundiaí, com o espetáculo Robin Hood, uma adaptação divertida e bem humorada do conto infantil, sob a direção artística de Carla Candiotto.

A Cia. de Teatro de Jundiaí é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), criado em 2010 para promover a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no Município.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot

No sábado (25), das 10h às 12h, Oficina de Bolas Natalinas em Patchwork, gratuita, sob o comando de Neide Pillekamp. São oferecidas 20 vagas e a inscrição será por ordem de chegada. Podem participar homens e mulheres a partir de 14 anos. Todo material a ser utilizado (bolas de isopor, tecidos, fios entre outros) estarão disponibilizados aos participantes.

Às 11h, Contação de História: Lenda das Tranças, atração que integra o projeto itinerante Sorrisinho Negro, que é realizado desde 2017, com o objetivo auxiliar na construção da identidade da criança negra em meio as relações de racismo e principalmente promover a autoestima das crianças no combate ao preconceito por causa da sua cor, da sua religião, do seu cabelo, da sua origem e de tudo que a faz diferente do outro.

A Lenda das Tranças se passa no reino de Oyó, onde somente as mulheres do reino que se sentisse triste poderiam ter seus cabelos trançados de modo que a dor ficasse presa no cabelo não podendo atingir o resto do corpo.

Mas a pequena Dejy tinha um enorme desejo de trançar seus cabelos, como não era permitido a ela e nem a nenhuma criança, entrou numa depressão caindo de cama. O rei sensibilizado concedeu que a partir daquele dia todas as crianças do reino poderiam ter seus cabelos trançados.

Também na Biblioteca o visitante poderá conhecer a exposição cultural Afrofuturista – Resgatando o passado, pr4ojetando o futuro – 7ª Zumbiteca, montada no espaço do Cyber Café,

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados e feriados é das 10h às 17h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Permanece fechado neste final de semana para manutenção geral e montagem da Exposição de Presépios 2023. Seus jardins, no entanto, abrem no sábado (25) e domingo (26), das 10h às 17h.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin são uma excelente opção para o final de semana.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados.

Teatro Polytheama

Neste final de semana o grande destaque no Polytheama será a apresentação gratuita, no sábado (25), às 20h, da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres.

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta-se sábado (25), a partir de 20h

Este será o sétimo concerto do ano da OSMJ, que traz   composições do espanhol Manuel de Falla e do francês Maurice Ravel.  Os ingressos – dois por pessoa – poderão ser retirados na bilheteria do Teatro ou na plataforma digital do Sympla.

No domingo (26), a partir das 19h30, apresentação do espetáculo Mundo das Crianças: onde os sonhos são infinitos, com estudantes da Baillare Estúdio de Dança. A apresentação integra o projeto Vitrine da Dança. Os ingressos tem valor variado dependendo setor do teatro – de 86 a 120 reais – disponíveis na bilheteria do Polytheama ou na plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 162 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/24/agenda-cultural-diversas-acoes-gratuitas-encerram-as-atividades-de-novembro-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original