Nos bairros, VISAM e soldados do GAC reforçam orientações para combater o mosquito da dengue

Publicada em 24/11/2023 às 08:00

A dona de casa e empreendedora Odete Lucato fez questão de ter sua residência vistoriada, nesta quinta-feira (23), durante ação de combate às arboviroses realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o apoio de 25 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy. A atividade também integra a Campanha de Mobilização contra a dengue, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Eu olho tudo e não tenho pratos em vasos de plantas. É importante que eles venham, porque passam boas orientações e também dão uma olhada em tudo. Prevenir é o melhor caminho”, ressaltou a moradora do Jardim Danúbio.

A força-tarefa age na conscientização e na busca de possíveis criadouros

A força-tarefa, que continua nesta sexta-feira (24), percorrerá seis bairros identificados em mapeamento com grande quantidade de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e também das doenças zika e chikungunya. Com as temperaturas elevadas e as chuvas, o esforço está concentrado para reduzir os níveis de infestação do mosquito.

“É fundamental que as pessoas eliminem os criadouros tanto de dentro das casas como dos quintais e dos comércios. Estamos passando para orientar, esclarecer dúvidas e verificar a existência de possíveis criadouros. Basta uma tampinha com água para que o Aedes aegypti coloque os ovos. É fundamental interrompermos o ciclo biológico do mosquito, reduzindo os riscos à saúde. As arboviroses são doenças que podem se agravar e levar ao óbito. A população precisa redobrar a atenção”, ressalta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

O aposentado Denavir Andrade, assim como Odete, aprovou a mobilização. “É muito importante esse trabalho e temos que fazer a nossa parte. Fico mais aliviado em saber que por aqui, estamos no caminho certo, prevenindo essas doenças ruins”.

Último boletim de arboviroses mostra que Jundiai registra 1.059 casos de dengue (902 autóctones e 157 importados), quatro de chikungunya e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/24/nos-bairros-visam-e-soldados-do-gac-reforcam-orientacoes-para-combater-o-mosquito-da-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original