Turma de educadores conclui projeto de formação com base na sensibilidade e escuta

Publicada em 24/11/2023 às 08:28

Com foco na sensibilização poética e estética da abordagem e escuta dos educadores e estudantes, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou nesta semana, o encerramento da turma do projeto-piloto “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Rubem Alves e da editora Paladar, e mediação dos professores Severino Antônio e Katia Tavares, a formação foi destinada aos educadores da Emeb Professora Geralda Berthola Facca. Os três encontros foram realizados entre o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves (Ciempi), responsável pela iniciativa, e a unidade escolar, que hospedou a última atividade do projeto.

Realizados durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), o projeto propôs aos educadores encontros dialógicos, vivências artísticas e experiências de leitura, de criação e exercícios metacognitivos sobre as diversas formas de pensar, sentir, agir e se expressar. Além de compartilhar sua abordagem voltada à formação humana, sensível e de desenvolvimento da capacidade de autoria, Katia e Severino tiveram a oportunidade de conhecer a escola recentemente revitalizada pela Prefeitura e o contexto de atuação dos educadores junto aos estudantes.

Último encontro da turma foi realizado na escola, com as participações dos Severino Antônio e Katia Tavares

O projeto definiu ainda uma série de exercícios para a reflexão de práticas educativas para a criação, complexidade e convivência. Trata-se de abordagens teóricas e práticas de temas como curiosidade, imaginação, criatividade, escuta, raciocínio, empatia, diálogo e sensibilidade.

Enfrentamento à violência
Além do “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”, a UGE desenvolve, vinculados ao programa Escola Inovadora, outras quatro iniciativas para a identificação e enfrentamento à violência, bem como incentivo à Cultura de Paz, que são: o “Cria na Paz”, “Cuidados com o Corpo”, “Eu tenho Voz” e “Corações e Mentes”. Com abordagens como teatro, sensibilização junto à comunidade, oferta de material educativo, perspectiva lúdica, metodologia para identificação de sentimentos, entre outros, as iniciativas focam tanto nos corpos discente e docente das escolas, como também nos familiares e na sociedade.

Tais iniciativas são executadas em parceria da Prefeitura com a Allma Hub, Rede Urban95, Fundação Van Leer, Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Universidade Emory – Atlanta, Estados Unidos e Hospital Israelita Albert Einstein.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/24/turma-de-educadores-conclui-projeto-de-formacao-com-base-na-sensibilidade-e-escuta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original