VISAM apresenta ações de controle da raiva em evento de 120 anos do Instituto Pasteur

Publicada em 25/11/2023 às 08:32

Jundiaí, a partir da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGSP) -, compartilhou três ações desenvolvidas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, no Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur, referência no estudo da raiva. O evento, que termina nesta sexta-feira (24), também marca a comemoração dos 50 anos do Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva.

Foram apresentadas as iniciativas envolvendo animais domésticos, de produção e silvestres, incluindo o recolhimento de morcegos mortos e em comportamento atípico em Jundiaí. O órgão faz o recolhimento desses animais para diagnóstico laboratorial e avaliação epidemiológica, com o objetivo de analisar a circulação do vírus rábico na cidade, promovendo em tempo oportuno ações de prevenção da doença para as populações animais e humana. Há ainda, complementando as ações, medidas de educação em saúde.

Pedrosa destacou a importância da participação da cidade no evento

“O Instituto Pasteur é referência para raiva no Brasil. É uma honra podermos participar de um evento tão importante, compartilhando três experiências exitosas com outras cidades e também adquirir novos conhecimentos a partir de ações trazidas por elas e por pesquisadores renomados”, destacou o veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa, que assina os trabalhos de Jundiaí com o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, e a gerente do serviço, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Neste ano, o Instituto Pasteur, do governo do Estado de São Paulo, juntamente com sua história na pesquisa, vigilância e controle da raiva, está comemorando a ampliação de suas atribuições, com a incorporação, mais recente, da área de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/25/visam-apresenta-acoes-de-controle-da-raiva-em-evento-de-120-anos-do-instituto-pasteur/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original