Contra arboviroses, VISAM atua para sensibilizar responsáveis por Pontos Estratégicos

Publicada em 28/11/2023 às 15:39

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), iniciou nesta terça-feira (28) uma série de treinamentos voltados aos responsáveis por Pontos Estratégicos (PEs), para reforçar as orientações para a prevenção e controle das arboviroses. A atividade também marca a Campanha de Mobilização contra a dengue, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde.

Serão envolvidos cerca de 120 PEs, como borracharias, comércios de recicláveis, floriculturas, empresas e ferros-velhos, locais propícios por suas características a ter grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também das doenças zika e chikungunya.

O treinamento será realizado com pequenos grupos. Representantes dos 120 PEs serão convidados

“Ao longo do ano, atuamos de maneira permanente, a partir de trabalho em campo e ações educativas. Estamos implementando mais essa ação, reunindo em grupos os responsáveis pelo PEs para reiterar as orientações, pois esses são locais em que, havendo criadouros, a dispersão do mosquito é facilitada”, informou a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

“É fundamental que conheçam o ciclo biológico do Aedes aegypti e sejam sensibilizados sobre os cuidados para a prevenção das doenças que o mosquito transmite, que podem se agravar e levar ao óbito”, acrescentou.

O agente de fiscalização de posturas Rafael Irineu Castelli também participou, ampliando os conhecimentos sobre a Resolução Estadual e o Código Sanitário Estadual, que sustentam as ações de fiscalização do Município, realizadas nos locais, dependendo do setor, a cada 15 ou 30 dias.

Para a representante de uma empresa de reciclagem de plástico, assistente administrativa Fernanda Mouro, o treinamento foi importante. “Todos temos que fazer a nossa parte para evitar o problema. Esse reforço sobre as orientações é muito bom. No nosso caso, recebemos muito material e a atenção tem que ser sempre redobrada”, avaliou.

Mais ações
Na última semana, a equipe da VISAM, com o apoio de 25 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, percorreu seis bairros identificados em mapeamento com grande quantidade de criadouros do Aedes aegypti. O esforço do Município está concentrado para reduzir os níveis de infestação do mosquito, principalmente neste período com as temperaturas elevadas e chuvas.

Último boletim de arboviroses mostra que Jundiai registra 1.059 casos de dengue (902 autóctones e 157 importados), quatro de chikungunya e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/contra-arboviroses-visam-atua-para-sensibilizar-responsaveis-por-pontos-estrategicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original