Dia do Escritor Jundiaiense será comemorado no sábado (02)

Publicada em 28/11/2023 às 13:15

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio da Biblioteca Prof. Nelson Foot (BNF), elaborou uma ação especial em comemoração ao Dia do Escritor Jundiaiense, a ser celebrado no próximo sábado, dia 02. A ação acontece no auditório da BNF a partir das 17h e contará com os representantes das Academias Feminina de Letras e Artes de Jundiaí – AFLAJ – Academia Jundiaiense de Letras – AJL – Grêmio Cultural Pedro Fávaro – Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas.

Também participará o representante do Coletivo Slam do Zé – e acontecerá a Roda de Conversa: Do Crátilo, pela lógica até a informalidade com o historiador Felipe Andrade e a escritora Thaty Marcondes, com mediação do escritor José Felício.

No espaço Arena da BNF haverá a apresentação Declamações Poéticas pelos alunos do curso de narração de histórias do Professor Giba e visitação ao Varal de Poesias.

Os escritores convidados

JOSÉ FELÍCIO RIBEIRO DE CEZARE é poeta, escritor e professor. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Formado em História pela Universidade do Grande ABC – UNIABC. Coedita com Márcio Martelli a famosa revista literária JLetras, e mantém a parceria com o amigo na série de vídeos literários Diálogos Poéticos no canal da Editora In House no YouTube.

FELIPE ANDRADE DA SILVA, estudou jornalismo e filosofia, na Universidade Federal de São Carlos e na Pontíficia Universidade Católica de Campinas, e atua como professor das redes pública e privada de ensino. Foi membro do Conselho do Patrimônio Artístico e Cultural (COMPAC) e trabalhou como pesquisador na Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, colaborando com a pesquisa para o registro do Clube 28 de Setembro como lugar de memória. Contribuiu na redação da lei 564 (complementar à lei 443/2007), que regulamenta o registro de bens imateriais na política municipal de preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Jundiaí.

THAIS DA CUNHA MARCONDES ou THATY MARCONDES é poeta e escritora, natural de Jundiaí. Na área empresarial trabalhou na implantação de projetos de administração, captação e aplicação de recursos; redação e revisão de textos técnicos; pesquisa técnica e desenvolvimento de micros e pequenos novos negócios; consultoria de eventos focados na alavancagem de negócios, em São Paulo/SP. 

Premiada e selecionada para participar de diversas oficinas, coletâneas, antologias, desde 1983. Atualmente é responsável pela seção de Prosa da Revista JLetras, da Editora In House, por onde publicou o livro FEMINA, com mais quatro autoras e também participou de várias antologias e coletâneas da Editora.

A data e o homenageado

Dia 2 de Dezembro: “Dia do Escritor Jundiaiense”. Data instituída na década de 80 pelo Projeto de Lei 3.478/80 de autoria do então vereador Ary Castro Nunes Filho, e sancionada pelo prefeito Pedro Fávaro, completa 42 anos.

A data foi escolhida para homenagear   Wenceslau José de Oliveira Queiroz, nascido em Jundiaí, em 2 de dezembro de1865 e falecido em 1921. Foi jornalista, juiz de direito, deputado estadual, escritor, crítico literário e musical. Formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Paulo buscava, na metrópole, informações sobre o que acontecia no mundo das artes.

A Biblioteca Prof. Nelson Foot está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/dia-do-escritor-jundiaiense-sera-comemorado-no-sabado-02/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original