FUMAS promove oficina de pintura em tela para idosos do Condomínio do Fazenda Grande

Publicada em 28/11/2023 às 08:00

Na segunda-feira (27), a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) promoveu oficina de pintura em tela para os moradores do Condomínio dos Idosos, no Fazenda Grande. A ação foi realizada no Centro Comunitário do bairro, onde cada morador aprendeu técnicas de pintura.

Dona Odete Stoppa Quirino, de 78 anos, relembrou os tempos da escola. “Desde as aulas de artes na escola que eu não pinto. Foi muito gostoso”, disse. Assim como a dona Maria Alves da Silva, de 85 anos, que se empolgou com o resultado: “Ficou linda a minha pintura, né?”

FUMAS promove oficina de pintura em tela para idosos do Condomínio do Fazenda Grande

Na oficina, cada idoso pintou uma pequena tela. Eles foram orientados pela servidora Elaine Souza de Paula e a estagiária Amanda Fogaça de Matos Leite. Na prática, usaram um molde com desenho para a base da pintura, além de poderem improvisar e escolher as cores. Ao final da atividade, a pintura ficou como recordação para a decoração da casa. A FUMAS promove continuamente oficinas e passeios com os idosos moradores do condomínio.

“Essas oficinas são muito importantes pois contribuem para exercitar o cérebro, estimular a coordenação motora e sociabilizar os saberes desses idosos. Principalmente quando partimos do princípio que as pessoas mais experientes têm um enorme acúmulo de conhecimento que deve ser repassado para todos, principalmente para os mais jovens”, disse o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos (Tico).

Sérgio Infante, de 86 anos, também aprovou. “Para a primeira vez está bom, né?”. O Condomínio dos Idosos é uma experiência pioneira em Jundiaí e atende uma demanda com moradias, visando o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas com 60 anos ou mais, em regime de permissão, ou até quando tiverem capacidade para viver de forma independente. As 22 casas do Condomínio estão em fase final de reforma, com investimento previsto em aproximadamente R$ 340 mil reais. A entrega está estimada para dezembro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/fumas-promove-oficina-de-pintura-em-tela-para-idosos-do-condominio-do-fazenda-grande/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original