Novembro Azul: usuários do Centro Pop recebem orientação e cuidados

Publicada em 28/11/2023 às 11:51

As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveram nesta segunda-feira (27) ações no Centro Pop, para marcar a Campanha Novembro Azul. A atividade teve como tema “A Cor Muda, a Luta Não”, fazendo alusão ao Outubro Rosa.

Ao longo da manhã, foram ofertados serviços como vacinação, auriculoterapia, procedimentos de enfermagem, testes rápidos de HIV e Sífilis, além de uma sessão de cinema às pessoas em situação de rua. A partir do filme Moonlight (Sob a luz do luar), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – (CAPS AD) ainda promoveu um debate sobre temas como a masculinidade e o uso de substâncias.

“É mais uma oportunidade para orientar e conscientizar. Os homens são a grande maioria dos atendidos, sendo também necessário quebrarmos paradigmas, ampliando as informações sobre o câncer de próstata e outras doenças que atingem a população masculina”, ressaltou o gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos.

Pontes foi acolhido, tomou vacinas e fez auriculoterapia

A apoiadora institucional da UGPS, enfermeira Luciana Marinho, acrescentou que a ação também é um cuidado adicional, visando a melhoria na qualidade de vida dessa população. “Todos os meses, trazemos a oferta de cuidados em espaço e tempo oportunos, dentro do Projeto Dia da Promoção da Saúde. Nas ações temáticas, trazemos mais atividades, objetivando a promoção da saúde de maneira integral e o incentivo ao autocuidado”, salientou.

J. Pontes, após tomar duas vacinas e fazer auriculoterapia, com um sorriso no rosto, comentou sobre a iniciativa. “Gostei muito disso tudo. Sempre fui preocupado com minha saúde. Conversei bastante e recebi muitas orientações. Faz seis meses que estou na rua”.

O projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop também integra o plano de ação para a região central, desencadeado pela Prefeitura de Jundiaí e alinhado com o projeto de Revitalização do Centro, com foco em oferecer qualidade de vida e segurança.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/novembro-azul-usuarios-do-centro-pop-recebem-orientacao-e-cuidados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original