No Mundo das Crianças, atendidos pelos NIS celebram o Dia Mundial da Diabetes

Publicada em 30/11/2023 às 18:02

Samuel, Kaique, Nicolas, Jonathan, Vitor, Evelyn e João têm em comum muita disposição para brincar e o diagnóstico de diabetes. Nesta quinta-feira (30), para marcar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado dia 14 deste mês -, com a equipe do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), eles estiveram no Mundo das Crianças.

Acompanhados por seus familiares, eles correram, conversaram, lancharam e se integraram. “Todos os anos, nos reunimos fora do serviço de saúde, proporcionando a integração das crianças e dos familiares atendidos no serviço. A partir da diversão, do compartilhamento de alimentos saudáveis e fazendo o controle da doença, mostramos que a diabetes não limita nada”, destacou a enfermeira educadora em diabetes pela UGPS, Maria Gabriela Bortotto.

As crianças se conheceram e se divertiram

Radiante, Kaique Vilaflor Carvalho, de 11 anos, destacou o quanto foi importante ter participado do passeio. “Tem dias que são muito difíceis e outros, não.  Estou muito feliz hoje. Eu não me sinto mais sozinho e único. Tem outras crianças com diabetes, como eu, e estamos brincando. Estou vendo que a vida é normal e é só regular a doença”, falou.

Nicolas Henrique Nunes da Silva, de 13 anos, também fez questão de avaliar o momento. “Eu faço acompanhamento desde os quatro meses e já participei do evento em outros anos. É muito bom para conhecer novas pessoas, pois aprendemos uns com os outros”, frisou.

Para a mãe do Samuel, de 9 anos, essa atividade é mais um diferencial do serviço ofertado pelo Município. “Fomos acolhidos, tratados e aprendemos muito com a equipe, pois não aceitávamos a doença. Agora, estamos tendo mais essa oportunidade e conhecendo outras crianças. Estamos muito felizes”, disse Yanay Galas.

Programa
Jundiaí, desde 2012, conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela UGPS e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Além de exames, consultas com a equipe de saúde e insumos para o tratamento da doença, são ofertados: acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, e atividades coletivas com equipe multiprofissional.

Ainda é oferecido um trabalho diferenciado para as crianças e os adolescentes até 18 anos, com as equipes da saúde atuando também junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.

Estima-se que, na cidade, cerca de 30,5 mil pessoas têm diabetes. Atualmente, 110 crianças e adolescentes até 18 anos, sendo 80 de Jundiaí, estão em tratamento no NIS, que é referência para a região. Anualmente, o Dia Mundial da Diabetes reforça a importância dos cuidados para conter o avanço da doença.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/30/no-mundo-das-criancas-atendidos-pelos-nis-celebram-o-dia-mundial-da-diabetes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original