Clínica da Família Novo Horizonte e UPA Vetor Oeste completam cinco anos
Publicada em 01/12/2023 às 17:45Com a apresentação do Coral Espelho D’Alma, formado por usuários e equipe da Clínica da Família Novo Horizonte, foi comemorado nesta sexta-feira (1) mais um aniversário do equipamento e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. Há cinco anos, Jundiaí ganhou um serviço de grande porte, com modelo inovador no atendimento à Atenção Básica e com Urgência e Emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia, que passou a ser ampliado para outras regiões do Município.
“Desde 2017, atuamos para a oferta de saúde qualificada e resolutiva. A partir de planejamento, ousamos com a entrega desse equipamento completo no Vetor Oeste, que trouxe uma nova concepção de saúde, promovendo cuidado qualificado e resolutivo perto da casa das pessoas”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, na comemoração, também destacou a importância do equipamento. “É uma ampla estrutura, que conta inclusive com diagnóstico, atendendo aos serviços da Atenção Básica e da Urgência em Emergência, garantindo atendimento integral e em tempo oportuno. Nos dois serviços, ainda temos uma equipe que acolhe, cuida e promove a saúde do próximo”, frisou.
Atendimentos
Na Clínica da Família Novo Horizonte, que une o Acesso Avançado – a partir da oferta de atendimento ao usuário em, no máximo, 48 horas – com a oferta de assistência em atenção básica baseada na Estratégia de Saúde da Família (ESF), com seis equipes multiprofissionais completas, a resolutividade chega a 80%.
Por mês, 13 mil atendimentos são realizados no equipamento, 7,5 mil famílias são acompanhadas e ocorre a oferta de 79 atividades coletivas, entre outros ações. Em cinco anos, o serviço alcança 790,2 mil atendimentos, uma média de 150 mil por ano. Eficiência que, em 2019, foi destacada nacionalmente, quando Jundiaí recebeu o Prêmio Inovacidade, do Smart City Business Congress, em São Paulo, pelo exemplo no atendimento da Atenção Básica.
Já a UPA do Vetor Oeste, com a oferta de de Urgência e Emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia alcança uma média de 16 mil atendimentos por mês, sendo operacionalizada pela Fênix do Brasil. No local, além de aparelhos de diagnósticos como raio-X, eletrocardiograma e ultrassom, são realizados exames laboratoriais.
Para o moradora do bairro e usuário dos dois serviços Maria Rodrigues Ciriaco, o equipamento trouxe muitos ganhos. “Moro aqui há 17 anos e é muito bom ter esse atendimento completo. As equipes são ótimas”, falou.
Também participaram da comemoração, além das equipes de saúde, moradores do bairro e membros dos conselhos gestores dos serviços.
Ampliação
Em 2022, a Prefeitura de Jundiaí entregou modelo semelhante para a população das regiões Norte e Noroeste: a Clínica da Família e Pronto Atendimento Hortolândia.
Seguem em construção a Clínica da Família e PA Ponte São João, com investimento de mais de R$ 13 milhões nas obras, e o Ambulatório de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso, com mais de R$ 14,2 milhões.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original