Tratorada da Colheita da Uva agita o Centro de Jundiaí neste sábado (02)
Publicada em 01/12/2023 às 12:57As ruas do Centro de Jundiaí receberão, neste sábado (02), a Tratorada da Colheita da Uva. A concentração está marcada para 10h, no Espaço Expressa. E a saída dos veículos será às 11h. A ação, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC), busca comemorar o início da colheita da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que garante à cidade a Identificação Geográfica.
O cortejo sairá do Espaço Expressa, com passagens pela Av. dos Ferroviários, Av. Antônio Segre, Rua Campos Salles, Rua do Rosário, Rua Major Sucupira, Rua Barão de Jundiaí e Rua Engenheiro Monlevade.
Essa é a primeira colheita da Uva Niagara Rosada Jundiahy depois que a fruta recebeu a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Indicação de Procedência. O reconhecimento vem com a escrita com as letras “h” e “y”. A grafia se justifica pois, no passado, entre o final do século 19 e início do século 20, a uva era cultivada numa imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.
“É o reconhecimento da notoriedade da Uva Niagara Rosada, que surgiu aqui em Jundiaí. E nessa primeira colheita, vamos reforçar a comemoração com o cortejo passando por várias ruas e avenidas de Jundiaí. Com a Indicação, nossa uva agrega valor e o consumidor terá ainda mais certeza de comprar um produto com qualidade”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/11/2024
Parceria entre Cultura e Sebrae capacita produtores culturais, artistas e empreendedores criativos
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
Baixe as fotos desta notícia na resolução original