VISAM identifica morcego positivo na Colônia e orienta moradores

Publicada em 05/12/2023 às 18:02

A atitude proativa da população, a partir do contato com a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) –, possibilitou a identificação de mais um morcego positivo para a raiva no Município. É o décimo sexto caso do ano.

O animal foi localizado na região da Colônia. Não houve contactantes humanos. Trata-se de um morcego insetívoro da espécie Eptesicus furinalis. Nesta quarta-feira (6), houve reforço nas medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro, com orientação aos moradores da localidade e busca de sinais de colônias nas proximidades.

“Esse contato feito pelo munícipe, ao encontrar o animal com comportamento atípico, é fundamental para que possamos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de prevenção da doença para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza o veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Deve ser feita a comunicação à VISAM, quando localizados morcegos em situações não usuais

A VISAM também realizará visitas técnicas às clínicas e estabelecimentos veterinários do bairro e arredores para reforçar medidas de controle e prevenção importantes para a doença.

Orientação
A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/05/visam-identifica-morcego-positivo-na-colonia-e-orienta-moradores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original