Crianças compartilham vivência em sítio de uva em projeto de intercâmbio cultural

Publicada em 06/12/2023 às 08:00

Como forma de promover o intercâmbio social e cultural das crianças, a Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins, participou ao longo deste semestre do projeto Crianças do Brasil. Como parte da disciplina de projetos integrados – envolvendo História e Geografia -, os alunos dos quintos anos se corresponderam com crianças de Videira, Município catarinense com cerca de 55 mil habitantes e, assim como Jundiaí, tem a atividade vitivinicultora entre as mais importantes – realidade expressa, inclusive em seu nome.

Utilizando os Chromebooks da escola para enviar e-mail e realizar videoconferências, produzindo vídeos e até mesmo escrevendo cartas – as primeiras da maioria da criançada -, os estudantes visitaram pontos famosos da cidade para produzir materiais e retribuir os enviados pelos amigos catarinenses.

Para finalizar as atividades, os alunos do 5º ano B, da professora Aline Ramos, visitaram na manhã dessa segunda-feira (04) o Sítio Santa Cecília, no bairro do Traviú. Sob a mediação de Patrícia Tancredi, proprietária do local, e com apoio de Ricardo Silva, do Tour Cultural, as crianças fizeram um passeio pelo sítio e pela História da imigração italiana, do bairro e da uva em Jundiaí.

Atividade foi viabilizada em parceria com o Sítio Santa Cecília e Tour Cultural

As crianças percorreram os diversos pontos da propriedade e aprenderam sobre os diferentes tipos de uvas, frutas e a fauna locais, sobre a importância da rotatividade de culturas no solo, da preservação das matas nativas e nascentes, sobre o processo de fermentação e envase, além de conhecerem a história da mutação somática, a partir da variedade branca, que fez surgir a Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que agora conta com indicação geográfica de origem.

A diretora da unidade escolar, Claudete Formis, compartilhou a proposta desenvolvida pelas turmas. “O 5º ano A esteve na Serra do Japi, a fim de retratar este nosso importante patrimônio ambiental. Já o 5º ano C percorreu o Centro Histórico, visitando pontos como a Pinacoteca, Teatro Polytheama e o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, acompanhados do professor Alexandre Ferreira. Agora esta turma contou com o apoio da Patrícia e do Ricardo para participar desta vivência do projeto, que será, inclusive, a proposta que nossa escola foi convidada a socializar na Semana de Atualização Pedagógica (SAP) do ano que vem.”

A produção do conteúdo para envio aos amigos catarinenses ficou a cargo de João Pedro Santos e Alexandre Estevam Júnior, ambos de onze anos, que, obviamente, escolheram o cenário da uva mais tradicional da cidade como fundo.

Alexandre, na filmagem, e João Pedro, na apresentação, escolheram a parreira de uva como cenário

“Quis expressar a nossa tradição e a nossa cultura. Aprendi que em Videira também se produz muita uva, mas mais para vinho, enquanto que aqui também é forte a produção de uva de mesa. Sem contar a nossa Festa da Uva, que festeja a chegada dos italianos e suas contribuições para a cidade”, comentou João Pedro, apresentador do vídeo.

Já Alexandre compartilhou o que aprendeu durante o projeto. “Fiquei impressionado em ver os tamanhos das plantações de uva lá de Videira, parecem enormes e muito típicos, apesar de a cidade ser menor.”

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou o alinhamento da proposta com o programa Escola Inovadora. “Estas vivências realizadas pela Emeb são o ‘Desemparedamento da Escola’ na prática, pois promovem o intercâmbio de aprendizagens entre o que integra o Currículo Jundiaiense com vivências fora da sala de aula. Sem contar as trocas de saberes entre as nossas crianças com realidades distintas do nosso País, capazes de encurtar as distâncias e criar laços entre elas”.

Criançada conheceu também o espaço onde são realizados os processos de fermentação e envase

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/06/criancas-compartilham-vivencia-em-sitio-de-uva-em-projeto-de-intercambio-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original