No aniversário da cidade, jundiaienses ganham de presente o novo Centro das Artes

Publicada em 14/12/2023 às 16:24

No dia do aniversário de 367 de Jundiaí, abriram-se novamente as cortinas do Centro das Artes para uma nova fase de esplendor artístico e cultural na região central da cidade. Inteiramente revitalizado, o espaço recebeu R$ 17 milhões em investimentos da Prefeitura e teve a sua reabertura oficializada na manhã desta quinta-feira (14), com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades, além de homenagens e apresentações culturais.

“O novo Centro das Artes é a materialização e primeira grande entrega da Prefeitura pelo Plano Estratégico de Requalificação do Centro Histórico. Trata-se de mais um equipamento público localizado no importante corredor cultural da rua Barão de Jundiaí e que a Prefeitura devolve aos jundiaienses após uma revitalização completa, pautada pela excelência técnica das melhorias e equipamentos instalados, e que dialoga com o programa Cidade das Crianças”, festejou Luiz Fernando.

CONFIRA AS FOTOS

Festa contou com as presenças de autoridades, artistas, familiares de homenageados e munícipes

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou dos destaques do espaço inteiramente revitalizado. “Com acessibilidade universal e levando em conta as demandas da classe artística, o novo Centro das Artes torna-se, efetivamente, um equipamento cultural, vocação que dialoga com todo o Centro Histórico. Nesta manhã de festa, na presença dos munícipes, artistas e familiares dos homenageados que acompanharam esta obra, celebramos a entrega deste presente a Jundiaí e seus cidadãos, que seguem convidados para comemorar conosco estes próximos dias de festa.”

As intervenções artísticas começaram logo na entrada, com a presença de artistas cujas trajetórias cruzaram com este importante palco da cidade. Em seguida, junto com a solenidade de abertura, os corpos artísticos municipais – Cia. de Teatro de Jundiaí, Cia. Jovem de Dança, Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, Coral Municipal de Jundiaí e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) – revezaram-se pelos diversos ambientes, acolhendo os visitantes maravilhados com as novidades.

Além de local de convivência e boas-vindas, o saguão do novo Centro das Artes também dispõe de instalações para apresentações artísticas

O novo Centro das Artes
Passando a se chamar Prefeito Pedro Fávaro, chefe do Executivo responsável pela sua transformação, em 1981, de antigo Mercado Municipal em equipamento cultural, o novo Centro das Artes conta agora, além da sua já tradicional Sala Glória Rocha de espetáculos, com novos ambientes, como a nova Sala Josette Feres de espetáculos, no andar térreo, e a Galeria de Exposições Olga de Brito, no piso superior.

As novidades começam logo na rua Barão, com a fachada que respeita o projeto original do engenheiro Antônio Mila e pelo arquiteto Rino Levi, na década de 1930. Como parte do Programa Ativa! Centro, o trecho em frente ao Centro das Artes recebeu pintura verde, balizadores, mobiliário e vasos com plantas, com foco na travessia segura dos pedestres e nas intervenções das campanhas Pé de Infância e Pé de Ouvido e do programa Jundiaí Cidade das Crianças.

Entre os homenageados estiveram os filhos de Pedro Fávaro – Pedro Júnior e Gisela

Dentro do prédio, a tradicional Sala Glória Rocha de espetáculos passa a ter 270 lugares e, atendendo a uma antiga demanda da classe artística, ganhou pé direito maior, palco mais amplo e com recuo anterior para passagem dos artistas, além de um elevador para transporte de cenário. A acessibilidade também está presente em suas instalações, com a instalação de uma cabine de audiodescrição – uma das únicas da região – e acessibilidade para pessoas com deficiência – tanto para o público na plateia, quanto para os artistas, com acesso por rampa até o palco.

Ainda no piso inferior, o Saguão, além de área receptiva e de convivência, passa a contar com sistemas de som e luz para apresentações artísticas. Na nova sala de espetáculo, a Josette Feres, a proposta é de um layout livre e multifuncional, com 80 lugares para o público e toda a instalação de som e luz necessárias.

Já no piso superior, a nova Galeria de Exposições passa a ser a maior da cidade, com mais de 100 pontos de iluminação cênica instalados para a valorização das obras expostas e demais atividades previstas para o local, como lançamentos de livros e saraus. A exposição de abertura será uma mostra coletiva com o trabalho de 42 artistas locais.

Programação cultural
Além da programação apresentada ao longo desta quinta-feira (14), as atrações culturais programadas para esta reabertura seguem até o sábado (23), com cerca de 70 espetáculos e mais de 600 artistas locais envolvidos. Estão previstas apresentações das mais linguagens artísticas, incluindo atrações voltadas ao público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças.

Os corpos artísticos também fazem parte da festa. Na terça-feira (19), às 19h30, os Corais Municipais apresentam o espetáculo “Poesia em Canto”. Já a OSMJ tem mais duas apresentações no palco da tradicional Sala Glória Rocha: na quarta (20), às 19h30, com a Cia. Jovem de Dança, e na quinta-feira (21), no mesmo horário, com uma apresentação de seu Quinteto de Cordas. E na sexta-feira (22), também às 19h30, a Cia. de Teatro de Jundiaí faz a tão aguardada estreia de seu novo espetáculo “R.I.P. – Uma história de amor”.

Toda a programação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. O equipamento cultural passa a ficar aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. As atrações da programação de reabertura podem ser consultadas no site da Cultura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/14/no-aniversario-da-cidade-jundiaienses-ganham-de-presente-o-novo-centro-das-artes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original