Arquivo Histórico ganha Acervo Digital para consulta on-line e download de documentos

Publicada em 22/12/2023 às 15:52

A Prefeitura lançou na manhã desta sexta-feira (22) o Acervo Digital do Arquivo Histórico, plataforma on-line para consulta, pesquisa e download de documentos do órgão vinculado ao Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura. A novidade conclui a série de entregas em comemoração do aniversário de 367 anos de Jundiaí.

CONSULTE O ACERVO DIGITAL DO ARQUIVO HISTÓRICO

“Este é mais um presente para os seus cidadãos de um Município que se preocupa e valoriza sua História, preservando os seus valores para as gerações futuras. Estão todos convidados a conferir este Acervo Digital”, convidou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A iniciativa foi viabilizada pela UGC, pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e pela SISMU – empresa renomada do segmento para o desenvolvimento de hospedagens on-line para museus, universidades e arquivos em geral -, e em parceria com a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC).

A novidade conclui a série de entregas em comemoração do aniversário de 367 anos de Jundiaí

Dividida em quatro grandes grupos – Coleções Colonial, Imperial e Republicana, além da Hemeroteca -, esta primeira fase de acervo disponível já conta com 140 livros ou encadernações, com mais de seis mil documentos em potencial. Entre os disponíveis estão Livros de Diligências Policiais, Traslados de Cartas de Data, Óbitos de pessoas escravizadas, Atas do Tribunal do Júri, edições de revistas – como a Sultana, publicação tradicional da cidade da primeira metade do século 20, além das Atas da Câmara Municipal, a parcela mais robusta da coleção.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, elencou contribuições que o Acervo Digital trará. “Após um minucioso trabalho de higienização e catalogação deste material, o Arquivo Histórico garante com esta novidade ainda mais a democratização de seu acervo, como também atua ainda mais na preservação do mesmo, tornando-o para sempre disponível na internet e desnecessário o seu manuseio, que infelizmente também contribui para seu eventual desgaste.”

Já o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, ressaltou a importância da iniciativa. “Num triste momento em que a maioria dos Arquivos Históricos municipais correm risco de extinção, mais uma vez Jundiaí sai na frente e dá o exemplo de sabedoria e paciência de investir num trabalho tão necessário como este. Ficam aqui o agradecimento à gestão municipal e à equipe que trabalhou de forma incansável, trabalho esse que seguirá fortíssimo ao longo de 2024. Assim como durante a exposição sobre o Holocausto no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, iremos reforçar, junto ao Arquivo, a parceria com os educadores das redes públicas e privadas, por meio de oficinas e utilização do patrimônio documental da cidade.”

O diretor-presidente da CIJUN, Amauri Marquezi de Luca, também abordou a importância da novidade. “A tecnologia da informação aplicada ao patrimônio documental oferece inúmeros ganhos para a comunidade. O papel da CIJUN é sempre facilitar a vida do cidadão e da administração. Esse acervo digital conta a história da nossa cidade com responsabilidade social e governança.”

O vereador Faouaz Taha também comemorou o lançamento do Acervo. “A salvaguarda desses documentos de grande valor histórico podem nortear o desenvolvimento de Jundiaí para o futuro. E ciente dos períodos em que na cidade houve perdas e deterioração de alguns arquivos, enquanto estive à frente da presidência do Legislativo, fiz o possível para incentivar a digitalização e a preservação desse material sob custódia da Câmara e, mais recentemente, da Prefeitura. Fico muito feliz com a entrega deste Acervo Digital e agradeço o trabalho e envolvimento da diretoria da Câmara Municipal, da servidora Fátima e do Paulo Vicentini, que, desde o início, abraçou esta ideia.”

O Acervo Digital acervo pode ser consultado – inclusive com busca por palavra-chave para os itens não manuscritos – e baixados, com marca d’água do Arquivo Histórico Municipal. Após esta primeira fase experimental do serviço, a catalogação e digitalização do acervo seguirá em andamento pelas equipes do Departamento de Museus.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/22/arquivo-historico-ganha-acervo-digital-para-consulta-on-line-e-download-de-documentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original