Bailarino da Cia. Jovem de Dança representa Jundiaí na Dinamarca

Publicada em 23/12/2023 às 10:18

Em sua segunda temporada na Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, o bailarino Gean Marcos recebeu uma proposta irrecusável: participar de uma formação, com duração de um mês, na Koma Ballet, também companhia jovem localizada na cidade dinamarquesa de Odense. Com 23 anos, o morador do jardim São Camilo volta para casa este fim de semana após a sua primeira viagem internacional, trazendo na bagagem muitas experiências e histórias para contar.

“O convite para mim surgiu do Alex Soares, diretor artístico da Cia. Jovem de Dança. A bailarina Caroline Rodrigues, que já fez parte da companhia e hoje atua como assistente de direção da Koma, intermediou a vinda do Alex para cá, para que ele remontasse uma coreografia dele aqui, e ele poderia trazer com ele um bailarino jovem e assim surgiu o convite”, explicou Gean.

Para a viagem, Gean teve de enfrentar diversas barreiras: a do idioma, que começou logo no voo com companhia aérea estrangeira, e, claro, a do frio, já que enfrentou temperaturas negativas. Mas sempre com senso de gratidão: “Sou uma exceção no cenário da Dança. Comecei a dançar mais tarde, com 17 anos, e em menos de cinco anos já tive a honra de ingressar como profissional da Cia. Jovem de Dança. Algo que me trouxe visibilidade, reconhecimento e entre as tantas ocasiões esta viagem, certamente a maior oportunidade que esta vida me deu”, comemorou.

Alex Soares explica a escolha do bailarino e como sua participação demonstrou-se uma decisão acertada. “Foi uma escolha natural. O Gean tem feito um trabalho de destaque e é um excelente ‘partner’ – que, na dança é o bailarino que faz duetos. Seria uma oportunidade importante para ele e vai ao encontro de uma tendência mundial nas companhias, que é a da diversidade de corpos. Também para a Cia. Jovem é uma ocasião para percebermos ainda mais os níveis do trabalho que vem sendo desenvolvido”, comentou.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, comemorou a participação de Gean. “Quando vemos histórias como a da Caroline e a do Gean temos mais uma certeza de que a escolha pela retomada da Cia. Jovem de Dança em 2018 foi uma decisão acertada. Além do desenvolvimento de um trabalho técnico de excelência e da formação de público, o perfil jovem da companhia tem se destacado na revelação de talentos. E isso traz não só o melhor para nossa cidade como também leva o melhor de Jundiaí para o mundo.”

O bailarino já está em sua segunda temporada junto à Cia. Jovem de Dança da Prefeitura

Após uma rotina diária de ensaios, com jornadas quase inteiramente tomadas com treinos e aulas, Gean estreou o espetáculo na noite dessa quarta-feira (20), como protagonista, no papel de Príncipe, da obra que é uma releitura contemporânea do Ballet Quebra Nozes, de Tchaikovsky. Há ainda mais apresentações programadas ao longo da semana.

Gean retorna para Jundiaí no dia do Natal, em tempo de comemorar com a família e amigos. “Tem sido uma experiência incrível, a ponto de, mesmo estando aqui, ainda parecer mentira. Volto para casa com um sentimento de gratidão, tendo conhecido uma realidade com menos desigualdade social. Eu trouxe um pouco do Brasil para cá e volto para aí com um pouco da Dinamarca”, finalizou.

Os custos da participação do bailarino e do diretor artísticos da Cia. Jovem de Dança ficaram a cargo da companhia dinamarquesa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/23/bailarino-da-cia-jovem-de-danca-representa-jundiai-na-dinamarca/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original