Nova comunicação visual é implementada no Paço Municipal

Publicada em 28/12/2023 às 07:08

Para facilitar o acesso de munícipes a diversos serviços e órgãos municipais, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), implementou uma nova comunicação visual no Paço Municipal. O Departamento de Administração do Paço (DAP) liderou a execução.

A nova identificação está presente nos corredores do Paço, elevadores e na entrada de cada setor. As placas estão instaladas em pontos de fácil visualização, evitando obstruções e garantem que uma pessoa, ao passar por uma placa, consiga visualizar a próxima de forma clara. O tamanho também foi pensado para ser proporcional ao espaço e visível a distâncias seguras, considerando diferentes alturas de olhos.

“Nós pensamos em uma comunicação simples e de fácil compreensão, com as cores que remetem a bandeira de Jundiaí. Também usamos ícones que facilitam a interpretação das pessoas”, disse Eduardo Freitas, designer da Prefeitura. “As sinalizações internas são ferramentas essenciais para garantir a eficiência, segurança e acessibilidade. As normas asseguram que essa sinalização atenda padrões técnicos que visam o bem-estar e a proteção do público”, reforça o diretor do Departamento de Administração do Paço (DAP), Valdeci Vilar Matheus.

Logo na entrada da Prefeitura, o munícipe, que conta com uma recepção para atendimento e encaminhamento das demandas, já encontra a identificação de cada setor dentro dos elevadores, facilitando o acesso. “Nós identificamos que o munícipe, muitas vezes, não sabia onde cada setor ficava localizado no Paço e também quais eram a ala norte e a ala sul. Com a identificação, tudo está separado por andares, o que vai facilitar bastante os acessos”, lembra o assessor da UGAGP, Antônio Carlos Schmidt.

“As sinalizações internas em órgãos públicos são ferramentas de comunicação visual utilizadas para orientar, informar e alertar as pessoas em determinados espaços. Essa sinalização desempenha um papel fundamental, uma vez que estes locais recebem um grande fluxo de pessoas diariamente, e muitas delas não conhecem o espaço”, diz a gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello de Oliveira.

Elevadores também contam agora com o detalhamento dos setores

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/28/nova-comunicacao-visual-e-implementada-no-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original