Retrospectiva: Funss já ofertou mais de 29,6 mil vagas em cursos

Publicada em 29/12/2023 às 08:00

Noeli Felpa Ferreira, moradora no Eloy Chaves, iniciou nos cursos do Fundo Social de Solidariedade em 2018 e não parou mais de se capacitar – exceto durante a pandemia. Aliás, foi o conhecimento adquirido nos cursos que garantiu seu sustento nesse período e despertou o seu lado empreendedor. “Lucrei bastante com a venda de bolos e tortas na pandemia com as receitas que aprendi no Fundo Social”, conta. Até hoje seu retorno financeiro vem da produção de salgados e doces, como a torta de massa de iogurte com recheios de frango com catupiry e palmito, que fazem muito sucesso em seu perfil nas redes sociais.

Assim como Noeli, centenas de pessoas passaram a ter uma nova profissão depois de participarem dos cursos, oficinas e workshops do Fundo Social de Solidariedade. Reconhecido por sua vocação voltada à qualificação profissional, o Fundo Social disponibilizou, em 2023, de janeiro a dezembro, 4.161 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Destas, 3.607 foram para capacitações presenciais, na sede do Funss, e 554 vagas descentralizadas aos bairros mais afastados da região central. 

Os números refletem o trabalho desenvolvido pela unidade que, nos últimos sete anos, somou 29.677 vagas gratuitas ofertadas em diferentes cursos dos seis eixos de capacitação (Administrativo; Beleza e Estética; Bem-estar e Saúde; Costura Criativa e Artes; Gastronomia e Serviços). “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, por isso é preciso estar preparado para as oportunidades e nada melhor que aprimorar os conhecimentos e, em alguns casos, até aprender uma nova profissão”, declarou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

Para o próximo ano, o diretor do Funss, Anderson Lopes, adianta que novos cursos de capacitação estarão na programação. “Aumentamos nossa ação para que mais pessoas em vulnerabilidade tenham acesso à qualificação profissional, o que lhes darão também mais oportunidades de empreender”, afirmou. Além das capacitações próprias, o Fundo Social também desenvolve cursos com o apoio de instituições parceiras, que ficaram responsáveis pela contratação de professores e disponibilização de materiais e insumos, como o SENAI, SEBRAE, SENAC, COMDIPI, ESPRO, Elicon e Coca-Cola.

Inscrições

Em 2024, a pré-inscrição para novas turmas seguirá totalmente digital e feita por meio de formulários Google. Para participar, o interessado deve acessar o link referente à turma pretendida e preencher a ficha de intenção de participação. O critério de seleção e formação das turmas é a ordem de envio destas informações. A divulgação das capacitações ocorre, antecipadamente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí e do Fundo Social, nas redes sociais e no site.

O endereço do Fundo Social de Solidariedade é o Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/29/retrospectiva-funss-ja-ofertou-mais-de-296-mil-vagas-em-cursos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original